A possibilidade do presidente norte-americano Donald Trump demitir o presidente do Federal Reserve (Banco Central dos EUA), Jerome Powell, pode gerar um efeito em cadeia que pode ser devastador para o mercado norte-americano.

Segundo fontes ouvidas pela CNN norte-americana, Trump se reuniu com legisladores na última terça-feira e sinalizou que demitiria Powell já na quarta-feira, por conta de “uma reforma custosa na sede do Federal Reserve”.

Trump começou a considerar a ideia de demitir Powell no mês de abril – o que levou a uma queda generalizada do dólar e das ações por conta do temor com relação ao impacto de tal iniciativa na independência do Federal Reserve.

Embora tal hipótese tenha sido descartada pelo próprio Powell na época, enfatizando que isso não era permitido por lei, recentemente Trump começou a apresentar um rascunho da carta de demissão do presidente do Fed – e isso não chegou a comprometer o desempenho dos mercados norte-americanos.

A falta de reação aponta para duas possibilidades: os mercados estão convencidos de que Trump “jamais” vai cruzar a linha e interferir na independência do Fed; ou esse limite é mais uma questão acadêmica do que uma lei das finanças.

Isso só será possível de se descobrir caso Trump de fato cruze essa linha. Como afirma a CNN norte-americana, “os EUA nunca estiveram tão perto de ver o que acontece quando o presidente tenta destituir o presidente do Fed”.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/07/2025