O presidente Lula (PT). Foto: Reprodução

A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (17) mostra que o presidente Lula (PT) ampliou seu apoio em todos os grupos políticos fora do núcleo bolsonarista após a crise gerada pelo tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre os produtos brasileiros.

A maior parte dos segmentos registra alta na defesa da candidatura de Lula à reeleição em 2026, especialmente entre eleitores de esquerda e os sem posicionamento político definido.

Entre os eleitores lulistas ou petistas, o apoio à reeleição de Lula subiu de 84% em maio para 90% em julho. A rejeição caiu de 15% para 9%. O movimento também é visível entre os que não se declaram petistas, mas se identificam mais à esquerda: o apoio à reeleição do presidente cresceu de 61% para 72%, enquanto a rejeição caiu de 37% para 26%.

Mesmo entre os eleitores que não têm posicionamento político definido, Lula ganhou força. O número dos que apoiam sua candidatura em 2026 subiu de 22% para 28%, enquanto a rejeição caiu de 73% para 67%.

Já entre os que se dizem mais à direita, mas não são bolsonaristas, houve leve crescimento: o apoio à reeleição subiu de 5% para 10%, e a rejeição caiu de 95% para 88%. No entanto, entre os eleitores bolsonaristas, a rejeição segue estável: 96% continuam contra uma nova candidatura de Lula.

Imagem
Pesquisa Quaest. Foto: Reprodução

A pesquisa também revela que o presidente petista lidera todos os cenários de primeiro turno nas eleições presidenciais de 2026.

Segundo o levantamento, Lula também venceria todos os adversários em eventuais disputas de segundo turno, com exceção de um empate técnico no limite da margem de erro com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Mesmo assim, o presidente segue numericamente à frente.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/07/2025