O vice-líder do governo na Câmara, deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), criticou duramente, nesta quarta-feira (16), a ofensiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Pix. O sistema brasileiro de pagamentos instantâneos está sendo alvo de investigação nos EUA, sob a acusação de representar uma “prática desleal de comércio” — com menções até ao comércio popular da rua 25 de Março, em São Paulo.

“Era só o que faltava. Trump, queridão de Bolsonaro, contra o Pix e até o tradicional comércio da 25 de Março. Acabar com o Pix, Bolsonaro? Que fase!”, reagiu Jerry. “É o cúmulo do absurdo: tarifa de 50% nos nossos produtos e agora implicância com o Pix e com a 25 de Março. Parece piada, mas é ataque à nossa soberania.”

Leia também: Trump ameaça o Pix e amplia ataque comercial contra o Brasil

O parlamentar também condenou o silêncio da oposição. “Chama a atenção a cumplicidade dos bolsonaristas, os adoradores de Trump, que não dizem nada. Estão calados, cúmplices desses ataques ao Brasil”, salientou.

Para Jerry, a iniciativa vai além de uma disputa comercial. “É uma tentativa de enfraquecer um instrumento que democratizou o acesso aos meios de pagamento no país. Trump, tire as mãos do nosso Pix, da 25 de Março. Vá cuidar dos problemas dos Estados Unidos e deixe o Brasil em paz. Aqui, a gente defende o país de verdade. Sem Trump, com Pix”, declarou o congressista.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 16/07/2025