Na terça-feira (9), o Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia (SVR) declarou que os EUA buscam derrubar o regime político da Geórgia e, por isso, estão estimulando protestos contra a lei de regulamentação das ONGs.

A imprensa do SVR disse em um comunicado que informações obtidas pela agência “indicam a forte determinação de Washington em buscar uma mudança de regime na Geórgia como resultado da eleição parlamentar no país em 26 de outubro”.

O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, “já preparou uma campanha de informação em larga escala para desacreditar o partido Sonho Georgiano”, destaca.

“Os ‘curadores’ norte-americanos já deram a ordem às forças de oposição na Geórgia para começarem a planejar protestos no país para coincidir com a eleição”, disse a agência.

Segundo o SVR, os EUA esperam que Salome Zourabichvili se torne uma figura-chave para incendiar os protestos no país.

O papel de Zourabichvili será preparar o povo georgiano para uma “surpresa política” da oposição, que eventualmente pode se tornar “outra revolução colorida apoiada pelo Ocidente”, alertou a agência.

Na segunda-feira, a União Europeia disse que suspendeu o processo de adesão da Geórgia ao bloco e congelou um pagamento de €30 milhões (US$ 32,5 milhões) destinado ao Ministério da Defesa georgiano.

O primeiro-ministro georgiano, Irakli Kobakhidze, disse anteriormente que a intervenção do imperialismo em relação à lei das ONGs estrangeiros tem como objetivo abrir “uma segunda frente” contra a Rússia na Geórgia em vista do conflito na Ucrânia.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 10/07/2024