A revista Focus Brasil, editada pela Fundação Perseu Abramo, em sua mais nova edição, destaca a eleição do novo presidente do PT, Edinho Silva, que obteve a maioria dos votos no Processo de Eleição Direta do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PED). A publicação aponta que a gestão de Edinho Silva terá o desafio de atuar para a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de mirar na justiça social e tributária e fortalecer a base.

A Focus destaca que ao ser confirmado como novo presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, em Brasília, Edinho Silva fez um discurso marcado por agradecimentos, defesa da democracia do país nos processos do PT e o anúncio da prioridade política que orientará sua gestão: a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. Em fala emocionada e firme, Edinho reafirmou sua disposição em liderar um partido plural, democrático e comprometido com o enfrentamento das forças conservadoras que ainda ameaçam a democracia brasileira.

“Reeleger Lula é construir um Brasil sem privilégios, com igualdade de oportunidades para todos os brasileiros e todas as brasileiras. Um país justo. E justiça é incompatível com qualquer forma de privilégio”, afirmou. A fala sintetiza o espírito da nova direção, que pretende consolidar o PT como força de organização nacional diante de um cenário de acirrada polarização política.

Diálogo e presença

A revista destaca também que ao assumir a direção do partido, Edinho reafirmou que será presidente de todos os grupos internos. “Meu trabalho será diário pela unificação do nosso partido, na complexidade que significa a unidade do PT”, declarou. Ele ressaltou que divergências fazem parte da cultura política petista, mas que a coesão partidária será essencial diante dos desafios que se impõem. “Unidade no PT não significa ausência de debates, nem supressão de divergências, e é natural que essas diferenças, por vezes, aflorem.”

Leia mais – Edinho Silva: “Trump se tornou hoje o maior líder fascista do século 21”

O novo presidente também reforçou que pretende manter uma gestão próxima da base: “Serei um presidente que percorrerá o Brasil, que estará presente em nossos diretórios estaduais, que dialogará com os movimentos sociais e com todas as forças políticas comprometidas com a construção de um país mais justo.”

O maior desafio

A Focus também aponta que em sua fala, Edinho fez questão de situar a conjuntura política em um contexto mais amplo, alertando para o avanço da extrema direita no Brasil e no mundo. “Será a garantia de que a democracia prevalecerá sobre o avanço do autoritarismo, infelizmente presente em setores chave da política brasileira, inclusive em correntes de inspiração fascista.”

Entrevista

A edição da Focus Brasil também traz uma entrevista com o senador Fabiano Contarato. O parlamentar do PT defende a responsabilização real para crimes econômicos, critica a seletividade penal e apresenta propostas para enfrentar o crime organizado e a desigualdade no sistema de justiça. 

“A segurança pública é um direito de todos e dever do Estado, conforme estabelece o artigo 144 da Constituição Federal. É por isso que a população se sente vulnerabilizada, ela não se sente segura porque sente a ausência do Estado, as pessoas temem atravessar a rua usando relógio, cordão ou celular, o que causa essa aderência a pautas extremamente punitivistas. Porém, nós, no campo progressista, precisamos compreender que devemos dar tratamento igual a comportamento igual, e tratamento diferente para comportamento diferente. Como ex-delegado, com 27 anos de experiência, pude testemunhar como, infelizmente, o Estado frequentemente criminaliza a pobreza e a cor da pele, quando mais de 70% da população carcerária, são de pessoas pretas e pardas, mas os crimes de maior prejuízo, quem pratica esses crimes, são os políticos ou servidores públicos”, disse Contarato.

Da Redação

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 11/07/2025