Por soberania, taxação dos ricos e fim da escala 6×1, 15,1 mil manifestantes tomam a Paulista

O Monitor do Debate Político do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), da Universidade de São Paulo (USP), registrou 15,1 mil pessoas presentes na manifestação convocada por movimentos sociais, a fim de reivindicar o fim da escala 6×1 e a taxação dos super-ricos.

O ato ganhou ainda mais força tendo em vista a carta enviada pelo presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, que impôs ao governo brasileiro a tarifa de 50% sobre produtos importados, devido à suposta perseguição imposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e também à atuação dos Brics, cujos líderes se reuniram no Rio de Janeiro no último final de semana.

“Soberania” e “Anistia não” foram outras reivindicações incluídas na pauta dos manifestantes.

Crédito: Camila Bezerra/ GGN

Os deputados federais Guilherme Boulos, Sâmia Bonfim e Erika Hilton, todos do PSOL, marcaram presença. “Nós não vamos aceitar vira-latismo traidor da pátria. por mais que às vezes use as cores da bandeira nacional, conspira e trabalha contra o Brasil. É um recado que o povo brasileiro defende a taxação de super-ricos e zerar imposto de renda para 90% da população”, afirmou o parlamentar, que comemorou a presença em massa da população.

“Nós vamos lutar pelo fim da escala 6×1, nós vamos lutar pela taxação das grandes fortunas. Nós queremos que os milionários paguem essa conta, essa conta não é do povo”, disse Erika Hilton.

“É o movimento social e a esquerda voltando para a ofensiva e também é histórico pelo momento político que a gente está vivendo. Um ato massivo, à altura da gravidade do que aconteceu nos últimos dias, com uma ameaça e de fato uma sanção imposta pelo Donald Trump”, comentou Sâmia Bonfim.

A organização da manifestação, liderada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), comemorou o fato de que, pela primeira vez, um ato da esquerda superou o número de “patriotas” convocados por Jair Bolsonaro (PL).

Em 29 de junho, 12,4 mil pessoas também foram à Paulista, mas para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso para anistiar o ex-presidente, investigado por tentativa de golpe de Estado, entre outros crimes.

LEIA TAMBÉM:

Artigo Anterior

Jornal francês chama Trump de “mafioso internacional” por interferência na política brasileira

Próximo Artigo

SUS vai oferecer novo tratamento para mulheres que têm endometriose

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!