Com a presença de pré-candidatos e pré-candidatas de todo o país, o MST iniciou nesta terça-feira (09) sua Plenária Nacional preparatória para as eleições municipais.
A iniciativa que reúne mais de 250 pré-candidatos e pré-candidatas que vão participar da disputa para vereadores, prefeitos e vice-prefeitos em diversos municípios do Brasil acontece na Escola Nacional Florestan Fernandes (Enff) e organiza uma ampla programação de estudo e planejamento para a disputa institucional.
Com programação até a próxima quinta-feira (11), a Plenária recebe lideranças partidárias, representações de movimentos populares, além de parlamentares em apoio às pré-candidaturas do Movimento Sem Terra.
“Estamos tendo a oportunidade de organizar um time de militantes do MST com a capacidade de conduzir um importante debate com a sociedade nesse período eleitoral”, destacou João Paulo Rodrigues, da Coordenação Nacional do MST.
De acordo com Rodrigues, a Plenária Nacional cumprirá o objetivo de formação e organização das pré-candidaturas do Movimento. “Esses dias reunidos devem nos ajudar no planejamento dos próximos meses de pré-campanha e campanha nos municípios que estamos inseridos, levando nossas ideias e construindo sínteses com a sociedade que contribua no acúmulo de força dos trabalhadores e trabalhadoras”, apontou.
Com a presença de Paula Coradi, presidenta do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Orlando Silva, deputado federal pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Simão Pedro, deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em São Paulo, o ato de abertura da Plenária recebeu a saudação dos partidos em apoio à iniciativa do Movimento Sem Terra na disputa eleitoral.
“Aqui está a representação daqueles e daquelas que verdadeiramente vão simbolizar a luta e as demandas populares. Esse momento simboliza um salto de qualidade para que nessa nova fase o MST siga na vanguarda da luta política em nosso país”, sinalizou Orlando Silva, representando o PCdoB.
Já Paula, presidenta do PSOL, destacou o papel da unidade e organização na disputa eleitoral em 2024. De acordo com a presidenta do Partido Socialismo e Liberdade, o principal desafio desse processo é consolidar a derrota da extrema direita nos municípios.
“As eleições municipais são as eleições mais importantes, pois elas acontecem onde a vida se desenrola na prática”, pontuou Coradi. “É no município onde todas as desigualdades estruturantes da sociedade se expressam. E são nesses locais que devemos disputar corações e mentes, mas não de forma individual, fazer isso na coletividade”.
Ainda analisando a necessidade de construir derrota da extrema direita nos municípios brasileiros, Simão Pedro, do PT, ressaltou a importância das eleições de 2024 e o papel do MST na politização desse processo.
“O MST tem legitimidade para indicar candidaturas, batalhar e eleger seus representantes. A Câmara Municipal pode e deve ser mais um território de luta, para disputarmos as pautas que são importantes para o nosso povo”.
A Plenária ainda receberá nos próximos dias a presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, o fotógrafo Ricardo Stuckert, além de importantes nomes do marketing e estratégia eleitoral.