A condição de um governador de partido do Centrão para apoiar Lula em 2026

Lula e Fábio Mitidieri, governador de Sergipe. Foto: reprodução

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), declarou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sua intenção de apoiar a reeleição em 2026, segundo Paulo Cappelli, do Metrópoles, mas fez uma ressalva importante: não endossará a candidatura do senador Rogério Carvalho (PT-SE), que buscará a reeleição no próximo ano.

Mitidieri, que enfrentou Carvalho como principal adversário nas eleições estaduais de 2022, acusou o petista de ter realizado ataques “abaixo da linha de cintura” durante a campanha. Agora, o governador condiciona seu apoio total a Lula à definição do candidato do PT ao Senado por Sergipe. Seu preferido é o atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo.

No entanto, o PT local mantém a preferência por Rogério Carvalho, que já ocupa uma cadeira no Senado. O impasse reflete as tensões entre aliados do governo federal e as bases estaduais do partido, que buscam manter suas estruturas políticas locais.

Lula, presidente do Brasil. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Eleições 2026

Enquanto as articulações políticas avançam, nova pesquisa Atlas Intel mostra que a aprovação do governo Lula atingiu seu maior patamar em 2024, com crescimento de 2% em junho em relação a maio. A desaprovação caiu 2%, enquanto as avaliações “regulares” subiram 1,2%.

Em um cenário hipotético que repete os candidatos de 2022, Lula mantém vantagem mínima de 1,6% sobre Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível. A diferença é menor que a registrada em maio (2,8%), indicando que o eleitorado segue dividido.

Contra outros possíveis adversários, o presidente aparece mais confortável:
– Lidera com 44,6% contra Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), que tem 34%
– Vantagem de 14,6% sobre Michele Bolsonaro (PL)
– Fernando Haddad (PT) empataria tecnicamente com Tarcísio (0,7% de diferença)

Ciro Gomes (PDT) aparece com 8,3% nas intenções de voto, enquanto cerca de 10% dos eleitores se declaram indecisos ou pretendem votar nulo/branco.

 

Artigo Anterior

Moro tenta faturar em cima de obra do governo Lula no Paraná, denuncia deputada Lenir Assis

Próximo Artigo

Israel usa ‘apoio incondicional’ dos EUA para atacar alvos que considera ameaça, diz professora

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!