Concessionária privatizada deixa Roraima no escuro

Roraima sofreu um apagão de energia e ficou 2 horas sem o fornecimento na madrugada da última sexta-feira (4). O blecaute começou por volta das 5h em bairros da capital Boa Vista e de cidades no interior. A energia foi restabelecida 6h30.

A Roraima Energia, empresa responsável pelo abastecimento de energia no estado, informou que o motivo do apagão foi o “desligamento da interligação Brasil–Venezuela e das usinas responsáveis pelo suprimento de energia no estado”.

A empresa Roraima Energia afirmou em nota que “o motivo do desligamento ainda está sendo analisado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que acompanha o caso junto aos agentes envolvidos. A Roraima Energia segue monitorando a situação e reforça seu compromisso com a segurança, a transparência e a qualidade do serviço prestado à população”.

Antes, entre 2001 e 2019, o estado também recebia energia da Venezuela. No entanto, a importação foi suspensa pelo país vizinho após uma série de apagões históricos naquele país. A volta ocorreu este ano, após decisão do governo federal.

Uma das estratégias para acabar com o isolamento elétrico de Roraima é o Linhão de Tucuruí. A obra, com 715 km, iniciou em 2022, quando os índios Waimiri Atroari aceitaram a proposta de compensação do governo federal, pois 122 km de torres passam pelo território da comunidade. A reestatização de todas as empresas do setor de energia, entregues à exploração dos monopólios imperialistas, é urgente para garantir a segurança e a qualidade do serviço para a população.

Artigo Anterior

Economia israelense entra em colapso após agressão contra Irã

Próximo Artigo

Amanhã em Sorocaba: começa o maior curso marxista do País

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!