O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que pretende retomar a cobrança de uma série de tarifas comerciais a diversos países, após a suspensão de 90 dias para que negociações individuais fossem conduzidas.
Segundo o jornal The New York Times, a maioria dos acordos não foi concretizado, e as empresas norte-americanas ficaram sem saber ao certo quais taxas seriam esperadas para os produtos importados.
Ao falar com jornalistas, Trump afirmou que algumas das taxas poderiam ser ainda mais altas do que o inicialmente divulgado e que seu governo começará a comunicar vários países a partir deste sábado (05/07).
“Elas (as tarifas) variarão em valor de tarifas de talvez 60 ou 70% a tarifas de 10 e 20%”, disse o presidente norte-americano, ressaltando que seu governo enviaria mais cartas a cada dia até o final da pausa de 90 dias, na quarta-feira.
A rodada original de tarifas “recíprocas” foi imposta aos parceiros comerciais e variou de 11%, para a República Democrática do Congo, a 50%, para Lesoto. Tais cobranças eram somadas a uma tarifa “base” de 10% imposta a todos os países.