Nos dois primeiros dias de julho, a Fenafisco intensificou o trabalho parlamentar da categoria. Representada pelo diretor de Projetos Especiais, Toni Pinto Oliveira, e o diretor de Assuntos Parlamentares, Celso Malhani, a federação foi acompanhada pelas diretorias dos sindicatos: Sintaf-CE, Sinprotaf-MT, Sindifisco-SC, Sinafite-DF e Sinafresp-SP em compromissos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal na última terça (1/7) e quarta-feira (2/7).
Os representantes participaram de outra audiência pública do Grupo de Trabalho (GT) da Reforma Administrativa. Logo após, o diretor Toni e membros da diretoria do Sintaf-CE estiveram em uma conversa com a deputada federal Fernanda Pessoa (União Brasil-CE), para discutir a PEC 06/24 que propõe a redução gradual da contribuição previdenciária de servidores aposentados e pensionistas.
Com o deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT-CE) o grupo expressou a preocupação com a PEC 66/23, que estabelece limites para o pagamento de precatórios pelos municípios e prevê o parcelamento de débitos previdenciários, especialmente por meio do artigo 40-A da proposta.
No dia 2 de julho, a federação acompanhada do Sinafite-DF se reuniu com o senador Marcos Do Val (Podemos-ES) para tratar sobre o PLP 3713/19, que aborda sobre o estatuto do desarmamento.
Em paralelo, o diretor de Assuntos Parlamentares, Celso Malhani, se reuniu com o Sindifiscal-TO e Sinprotaf-MT para tratar sobre os requerimentos de apensamento da PEC 06, PEC 555, PEC 66/23, entre outros temas da convocação parlamentar. Celso Malhani também se reuniu com a Diretoria da Fenafim (Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais) na sede da Fenafisco, em Brasília-DF, para dialogar sobre emendas ao PLP 108/24, que tramita junto ao Senado e que está na fase de cadastramento de emendas por ainda não ter sido encerrado o seu debate na CCJ.
Na Câmara Federal, a federação juntamente com representantes do Sinafresp-SP fizeram contato com o deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), membro do GT da Reforma Administrativa, com diálogos sobre a real possibilidade de avanço da reforma. O PLP 108/24, que aborda a Reforma Tributária, também foi pauta do encontro.
O deputado Federal Pompeo de Mattos (PDT-RS) participou da reunião em que foi apontado a importância da participação dos parlamentares nos temas de interesse direto do serviço público para contribuir na reforma que venha a ser proposta, com a readequação de matérias que se afigurem inadequadas e prejudiciais ao serviço público e à sociedade.