Jornal Nacional sai em defesa do Congresso após contra-ataque da esquerda

Renata Vasconcellos séria, olhando para a câmera, de óculos e roupa cinza
A jornalista Renata Vasconcellos – Reprodução/TV Globo

O Jornal Nacional desta quinta-feira (3) deu destaque, já em sua escalada, para uma defesa do Congresso Nacional. A pauta foi levantada no noticiário da Globo após uma série de campanhas promovidas nas redes sociais contra o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), e parlamentares de oposição, acusados de atender aos interesses da elite e lutar contra o povo.

“Aqui no Brasil, a disseminação de ataques na internet ao Congresso Nacional provoca preocupação entre políticos e analistas e apelos por moderação”, anunciou Renata Vasconcellos, em trecho do telejornal que está repercutindo negativamente na web.

Nos últimos dias, hashtags como #CongressoDaMamata, #CongressoInimigodoPovo e #HugoMottaTraidor viralizaram nas redes. O presidente da Câmara, também chamado por ativistas de Hugo Nem-se-Importa, foi acusado de atender ao lobby de bilionários, bets e bancos, deixando de lado as pautas sociais.

As postagens são uma resposta às derrotas que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem sofrendo no Congresso Nacional, principalmente após a derrubada do decreto que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Motta surpreendeu ao colocar o tema em pauta com votação desfavorável à gestão petista.

A medida é defendida pelo governo como uma forma de fazer justiça tributária, aumentando a taxa para os mais ricos e equilibrando, percentualmente falando, com o que é pago pelos mais pobres.

Além da taxação dos super-ricos, outros temas que vêm causando discórdia são o fim da jornada de trabalho 6×1, que garante apenas um dia de descanso semanal, e a manutenção dos supersalários no funcionalismo público.

Artigo Anterior

Bom desempenho do Brasil alavanca índice da JPMorgan para mercados emergentes

Próximo Artigo

Haddad elogia retirada do ressarcimento do INSS do arcabouço fiscal

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!