A comissão mista responsável pela Medida Provisória 1.293/2025 terá uma reunião deliberativa na próxima terça-feira 8 para avaliar o relatório que prevê aumento nos salários dos integrantes das Forças Armadas.
O reajuste se divide em duas etapas: 4,5% neste ano e 4,5% em 2026. A comissão é presidida pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e tem como vice o deputado Carlos Zarattini (PT-SP).
A MP reajusta os soldos, salários-base pagos aos militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. O objetivo, segundo o governo, é recompor parte das perdas salariais acumuladas. A proposta, sob a relatoria do deputado Eduardo Pazuello (PL-RJ), altera a Lei 13.954/2019 e recebeu 23 emendas de parlamentares.
A vigência da MP, editada em 28 de março, foi prorrogada em 27 de maio pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o que também estendeu o prazo para análise por 60 dias.
A expectativa é que, após a votação na comissão, o texto siga para os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado. Caso não seja aprovada até o fim do prazo, a MP perderá validade.
(Com informações da Agência Senado)