
O mesatenista brasileiro Hugo Calderano, terceiro no ranking mundial e recentemente campeão mundial no esporte, foi impedido de entrar nos Estados Unidos para participar do WTT Grand Smash em Las Vegas, competição que começa nesta quinta-feira (3) por um motivo inusitado. O impedimento ocorreu devido a uma regra de imigração estadunidense que restringe a entrada de viajantes que estiveram em Cuba recentemente.
Calderano, que possui cidadania portuguesa, normalmente poderia entrar nos EUA apenas com autorização do Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA), benefício disponível para cidadãos da União Europeia. No entanto, sua viagem a Cuba em 2023 para participar do Campeonato Pan-Americano e do evento de qualificação para as Olimpíadas de Paris-2024 o tornou inelegível para o programa de isenção de visto.
“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil”, lamentou Calderano.
HISTÓRICO: HUGO CALDERANO CAMPEÃO MUNDIAL!!!
Em uma performance extraordinária e histórica, o brasileiro derrotou o chinês Lin Shidong e sagrou-se campeão mundial de tênis de mesa.
Pela primeira vez um brasileiro conquista o título mundial
Parabéns @hugocalderanony
🎥 Cazetv pic.twitter.com/HzQ3cxvzqG
— Panam Sports (@PanamSports) April 20, 2025
O atleta contou com o apoio da Associação de Tênis de Mesa dos EUA (USATT) e do Comitê Olímpico Americano (USOPC), mas não conseguiu agendar uma entrevista consular a tempo.
A ausência de Calderano na competição é especialmente frustrante considerando seu momento excepcional na carreira. Nos últimos meses, o brasileiro conquistou a Copa do Mundo de tênis de mesa, a medalha de prata no Campeonato Mundial e o título do WTT Star Contender em Liubliana, sua oitava taça no circuito desde 2021.
Ele também liderou seu clube alemão, Liebherr Ochsenhausen, na conquista da Liga Alemã antes de encerrar nove temporadas pela equipe.