Este mês, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizará um evento para apresentar suas candidaturas para as eleições municipais de 2024. O encontro, que ocorrerá entre 9 e 11 de julho na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP), contará com a presença de Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, entre outras personalidades.
“O povo do MST tem muitos candidatos nos assentamentos. No entanto, alguns são bons e outros não são, abrindo espaço para partidos sem compromisso com a reforma agrária”, afirma João Paulo Rodrigues, dirigente nacional do MST.
De acordo com a organização de luta no campo, contando com membros do MST e figuras próximas a ele, o movimento terá entre 500 e 700 pré-candidatos a vereador, vice-prefeito e prefeito em 2024.
Rodrigues afirma que o encontro servirá para orientar os candidatos em torno de três grandes eixos para suas campanhas — luta pela terra, preservação ambiental e alimentos saudáveis —, bem como reforçar suas ocupações:
“Não podemos permitir que a direita entre nos assentamentos como ela faz em outros setores. Para nós, a campanha tem um sentido político, mais que eleitoral”, disse.