O coronel Antonio Aginaldo de Oliveira, marido da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), pediu demissão do cargo de secretário municipal de Segurança Pública de Caucaia (CE). A exoneração, “a pedido”, foi publicada no Diário Oficial do Município da última segunda-feira (30). Ele estava à frente da pasta desde 1º de janeiro de 2024.
A saída de Aginaldo ocorre pouco após o fim de sua licença temporária, iniciada em 21 de maio sob a justificativa de “doença em pessoa da família”. No entanto, durante o período, ele acompanhou Zambelli em viagem ao exterior, dias após a deputada ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à prisão e à perda do mandato por envolvimento em fraude de documentos no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Fuga internacional
Zambelli e Aginaldo teriam deixado o Brasil por via terrestre em 25 de maio, rumo a Buenos Aires, na Argentina. De lá, seguiram para os Estados Unidos. Atualmente, segundo a própria deputada, estão na Itália. A parlamentar teve seu nome incluído na lista de difusão vermelha da Interpol, que reúne foragidos internacionais.
Repercussão local
Nas redes sociais, o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), agradeceu publicamente ao coronel pelos serviços prestados: “Quero agradecer ao coronel pelos serviços prestados e pelo trabalho realizado à frente da nossa segurança. Reafirmo que seguimos firmes com o nosso compromisso de garantir mais segurança para toda a população da nossa Caucaia”, escreveu.
Durante a licença de Aginaldo, o secretário adjunto já respondia interinamente pela pasta e agora assume o posto oficialmente. Em nota, a prefeitura informou que as atividades da secretaria seguem normalmente.