As Forças Armadas Iemenitas (FAI) anunciaram na última terça-feira (1º) uma série de operações militares contra alvos de “Israel” nos territórios palestinos ocupados. O brigadeiro-general Yahya Saree, porta-voz das FAI, informou que a Força de Foguetes iemenita lançou uma operação de alto nível contra o Aeroporto Ben Gurion, Telavive (Jafá ocupada), utilizando um míssil balístico hipersônico Palestine-2.
A operação atingiu seu alvo com sucesso, resultando na fuga de milhões de colonos “israelenses” para abrigos e na paralisação completa das operações do aeroporto de Telavive, confirmou Saree, demonstrando a capacidade da resistência iemenita. Simultaneamente ao ataque ao aeroporto, o porta-voz Saree mencionou que a unidade de drones das FAI executou três operações militares.
Essas ações tiveram como alvos importantes instalações de “Israel” em Telavive, Ascalão e Umm al-Rashrash, utilizando três veículos aéreos não tripulados. Saree reiterou que as recentes operações são realizadas em apoio ao oprimido povo palestino e aos seus combatentes da Resistência, e também em retaliação aos contínuos crimes genocidas cometidos pela ocupação “israelense” contra a Faixa de Gaza.
Ele acrescentou que esses ataques fazem parte do apoio sustentado do Iêmen a Gaza e de sua rejeição categórica à guerra de genocídio travada contra o povo palestino. As FAI reafirmam que não abandonarão suas responsabilidades para com o povo palestino oprimido, com Saree afirmando que as operações iemenitas continuarão até que a guerra de “Israel” contra Gaza cesse e o cerco imposto ao enclave imperialista seja completamente levantado.
Mais cedo na última terça-feira (1º), a imprensa sionista noticiou que um míssil balístico havia sido lançado do Iêmen em direção à Palestina ocupada, provocando a ativação de sirenes de ataque aéreo na ocupada Jerusalém (al-Quds) e nas áreas da Shefelá. O exército de ocupação de “Israel” confirmou em uma declaração que seus sistemas de defesa aérea foram acionados para interceptar o míssil lançado do Iêmen. Segundo um correspondente do Rádio do Exército de “Israel”, o Iêmen lançou aproximadamente 53 mísseis balísticos em direção a “Israel” desde a retomada da guerra em Gaza, há cerca de três meses e meio.