Antonio Aginaldo de Oliveira, conhecido como Coronel Aginaldo, foi exonerado do cargo de secretário municipal de Segurança Pública de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE). A exoneração, publicada no Diário Oficial do Município na segunda-feira 30, foi feita a pedido do próprio ex-secretário, após pouco mais de um mês afastado das funções.

O afastamento inicial foi formalizado em 21 de maio, quando Aginaldo solicitou licença alegando “doença em pessoa da família”.

A justificativa coincidiu com o período em que sua esposa, a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), deixou o país após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal. A congressista é considerada foragida da Justiça e teve seu nome incluído na lista de difusão vermelha da Interpol.

O agora ex-secretário havia assumido a pasta no início da atual gestão, em janeiro de 2021. Militar da reserva e com atuação na Força Nacional de Segurança Pública, ele também disputou cargos eletivos pelo PL, incluindo as eleições para deputado federal em 2022 e para prefeito de Caucaia em 2024, quando ficou em quarto lugar.

Zambelli, que fugiu para o exterior dias após a condenação no STF, enfrenta acusações por falsidade ideológica e por envolvimento na inserção de dados falsos no sistema do Conselho Nacional de Justiça.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 01/07/2025