Boato – O governo Lula não vai começar a cobrar mensalidade de “alunos ricos” em universidades públicas.

Análise

Uma matéria publicada na Folha de S.Paulo gerou diversas especulações na internet. Ela apontava que o governo federal não estaria cogitando começar a cobrar mensalidades de alunos considerados “ricos” em universidades públicas.

A partir daí, muitos perfis começaram a criticar a iniciativa (vamos convir que criticando com razão) e apontar que a medida já estaria certa. Leia algumas das mensagens que estão circulando na web:

Versão 1: O governo Lula não cogita cobrar mensalidade de alunos ricos e universidades públicas. Vamos ler a mensagem na seguinte intenção do que ela quer dizer. Governo não cogita a cobrar mensalidade de alunos em universidade pública. Quando o governo insere realmente dentro do do contexto de jornalismo a partir de ele quer dizer o seguinte ele quer realmente não atacar ali a sua base pra entender que eles não vão ser fragilizados. Mas assim, me deixa um pouco no conflito é entender é se o governo está se tornando, pessoal? Eu não entendi.

O Lula era um governo do amor que lutava pela uma educação digna e de qualidade ao ponto da meritocracia que todos que estudarem, que realmente tiverem os seus aportes ali, vão conseguir pra universidade e agora ele não cogita a transformar as universidades públicas em universidades particulares simplesmente pelo fato que de encostar, de tampar as contas públicas de gasto que ele mesmo está fazendo? Durante muito tempo nos foi mostrado que Bolsonaro era o inimigo da educação que a direita no Brasil era os inimigos da educação. Só que nós estamos vendo Agora que o Lula não é nem de direita, nem de esquerda, ele é oportunista. Existe um governo que simplesmente está gastando muito, não tem como pagar suas dívidas e eles automaticamente querem tirar das classes mais pobres.

O governo Lula ele não vai tirar o quê? Das universidades públicas, ele já cortou verba e agora automaticamente ele não vai inserir questão da mentalidade porque no fato de não cogitar é porque já está em andamento esse processo está diminuindo o Bolsa Família está tentando fazer milhões de articulações que vão totalmente contra ao governo brasileiro o que que o governo Lula ele não quer? Que tenha outro movimento de impeachment no Brasil ele não quer ser novamente preso porque eh a juntura do governo atual me deixa tão confuso ao ponto que eu fico me perguntando quem é que está governando o Lula porque gente de verdade quando você acompanha a concepção de quem é o Lula apesar de você gostar ou não gostar dele ele não tem determinado tipo de comportamento o Lula jamais falaria isso agora eu fico no questionamento quem está governando Brasil

Versão 2: Governo Lula não quer cobrar mensalidade dos alunos das universidades federais. Foi divulgado esse final de semana que o governo Lula não tem o objetivo de analisar a possibilidade de cobrar mensalidade dos alunos ricos que estão matriculados nas universidades federais. Isso porque o precisa repor o déficit do orçamento. O governo está gastando muito dinheiro e precisa arrecadar mais. E uma das formas de arrecadar mais dinheiro é cobrando mensalidade dos alunos ricos das universidades federais. Mas eu quero relembrar aqui uma história com vocês.

Em dois mil e vinte e dois teve o debate da PEC duzentos e a PEC duzentos e seis propunha a cobrança de mensalidade de alunos que teriam condições de pagar essas mensalidades, dado que na época a exemplo setenta e seis por cento dos alunos de medicina da USP faziam parte dos vinte por centos mais ricos do Brasil, ou seja, existe uma parcela de estudantes dentro universidades públicas que tem condições de pagar uma mensalidade. Mas durante aquele período que era a campanha eleitoral foi questionado pro Lula se ele era favorável ou contrário a PEC duzentos e seis sobre a cobrança de mensalidade dos alunos ricos das universidades federais. E essa aqui foi a resposta do atual da república em época de campanha eleitoral.

Ele afirmou que ele era totalmente contrário dado que a iniciativa de construir universidades públicas e populares foi do PT e eles sempre seriam contra a cobrança de mensalidade. Mas agora eles precisam tirar dinheiro de algum lugar. E eles sempre vão atacar esses lugar onde é mais fácil você colocar uma norma porque nós sabemos que a base de deputados e senadores vão apoiar essa iniciativa dado que é algo que ele sempre defenderam, até porque a Universidade Federal pra alunos que tem condições de pagar deve-se sim cobrado mensalidade. Só que a hipocrisia de Lula e da esquerda sempre foi essa quando aconteceu essa mesma proposta durante um governo de direita que era o governo Bolsonaro aí era o fim da universidade pública porque esse foi o discurso que eles colocaram. Vamos ver qual que vai ser a narrativa sobre essa proposta do governo de colocar mensalidade nas universidades fede para os alunos ricos dessa vez

Checagem

O conteúdo chamou muita atenção em redes sociais e merece alguns esclarecimentos. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) O governo Lula não vai começar a cobrar mensalidades de “alunos ricos” em universidades públicas? 2) A matéria da Folha de S.Paulo sobre cobrança de mensalidades em universidades públicas não tem fundamento? 3) Há alguma chance de ser realizar a cobrança no futuro e é uma boa ideia?

O governo Lula não vai começar a cobrar mensalidades de “alunos ricos” em universidades públicas?

Não. Depois da matéria e a repercussão negativa sobre o assunto, o próprio Ministério da Fazenda veio a público desmentir que estaria tomando a tal medida. De acordo com a pasta, não há qualquer análise e que não foi procurado pela reportagem do jornal. Leia:

A respeito da reportagem “Governo não cogita cobrar de alunos ricos em federais e mudar Fundeb para ajustar contas”, da Folha de S.Paulo, o Ministério da Fazenda informa que tais iniciativas jamais estiveram entre as medidas em análise pela pasta. O Ministério ressalta que não foi procurado pelo jornal, o que impediu uma manifestação oficial antes da publicação.

A matéria da Folha de S.Paulo sobre cobrança de mensalidades em universidades públicas não tem fundamento?

Este tipo de conteúdo normalmente tem algum lastro de realidade. É possível que algum tipo de medida do tipo estivesse sendo ventilada por algum técnico (que tem como função, de fato, estudar possibilidades para equilibrar as contas públicas) e vazada intencionalmente para que fosse medida a repercussão interna e externa. Isso é o que se chama de “balão de ensaio”.

É improvável que o tal conteúdo tenha sido, simplesmente, inventado do nada. Porém, também é fato que a matéria (assim como outras matérias “balão de ensaio”) não acabou se sustentando muito.

Há alguma chance de ser realizar a cobrança no futuro e é uma boa ideia?

Como falamos, o assunto (infelizmente) não está encerrado. Há no Congresso uma PEC que prevê o pagamento da mensalidade em universidades. Projeto, aliás, é duramente criticado por políticos da mesma matriz ideológica do governo atual e chegou a ser utilizado por simpatizantes de Lula para criticar o governo Bolsonaro.

Mesmo com o assunto em voga, é improvável que (com base no histórico e na repercussão da matéria) a ideia vá para a frente. Ideia aliás que é de difícil implementação, pode gerar distorções e fraudes e, na prática, não vai gerar inclusão nas universidades (algo que, por exemplo, a política de cotas garante).

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

O próprio governo negou que esteja planejando que vá cobrar mensalidades de ricos em universidades. Se a história chegou a ser ventilada por alguém, com certeza já foi engavetada. No momento, boato sem comprovação (fiquemos de olho).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorizado em:

Anti Fake News,

Última Atualização: 09/07/2024