Israel afirma estar interessado em normalizar relações com Líbano e Síria

O ministro das Relações Exteriores israelense, Gideon Saar, declarou nesta segunda-feira 30 que Israel está “interessado” em normalizar suas relações com a Síria e o Líbano, mas enfatizou que a parte das Colinas de Golã ocupada e anexada por seu país deve ser “parte integrante” de Israel, sob qualquer acordo.

“Israel está interessado em expandir o círculo de paz e normalização [dentro da estrutura] dos Acordos de Abraão”, declarou Saar em uma coletiva de imprensa em Jerusalém, ao lado de sua contraparte austríaca, Beate Meinl-Reisinger.

“Estamos interessados em adicionar países como a Síria e o Líbano, nossos vizinhos, ao círculo de paz e normalização, preservando os principais interesses de segurança de Israel”, acrescentou o ministro israelense.

No entanto, Gideon Saar observou que Israel não planeja abandonar a parte do planalto sírio das Colinas de Golã que anexou em 1981, após tê-la ocupado desde 1967.

“Israel aplica sua lei às Colinas de Golã há mais de 40 anos”, afirmou o ministro das Relações Exteriores. “Em qualquer acordo de paz, as Colinas de Golã permanecerão parte integrante do Estado de Israel”.

Com os Acordos de Abraão, assinados em 2020 e patrocinados pelo presidente dos EUA, Donald Trump, durante seu primeiro mandato, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Marrocos e Sudão estabeleceram relações formais com Israel.

Artigo Anterior

Padre João promove Sessão Solene para marcar os 77 Anos da Nakba Palestina

Próximo Artigo

Debate em São Mateus reforça importância da base no fortalecimento do PT

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!