UE se transforma em extensão da Otan, diz chanceler russo

Na última terça-feira (24), o ministro das Relações Exteriores russo Sergey Lavrov declarou que a União Europeia (UE) virou uma extensão da Organização para o Tratado do Atlântico Norte (Otan, o braço militar do imperialismo). A caracterização foi feita em discurso, durante fórum ocorrido em Moscou no qual ele lembrou que a UE começou como união econômica para melhorar a vida de seus cidadãos.

Lavrov denunciou a transformação radical do bloco em um instrumento “militar-político” da Otan. Ele citou acordo que obriga países da UE, mesmo fora da Otan, a ceder território para tropas e equipamentos do bloco militar em caso de necessidade.

Lavrov acusou os países da UE de se envolverem diretamente em preparativos de guerra contra a Rússia. A declaração coincide com mensagens do chefe da Otan Mark Rutte, divulgadas pelo presidente dos EUA Donald Trump, celebrando ataques ao Irã e aumento de gastos militares na UE, justificados por uma suposta ameaça russa.

Membros da UE aprovaram plano de R$150 bilhões para armas. Os russos negam intenções hostis, chamando as acusações de “disparate” usado para militarização global. Autoridades russas denunciam o plano como incitação a guerra.

Artigo Anterior

Uma vitória incontestável do Irã

Próximo Artigo

Povo iraniano celebra vitória sobre ‘Israel’

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!