Até o mercado confirma conquistas da economia com estimativas baixas de inflação e maior PIB

Publicado semanalmente pelo Banco Central, o Relatório de Mercado Focus trouxe pela quarta vez consecutiva uma previsão de baixa para a inflação de 2025. Há um mês, a projeção feita era de 5,5%. Hoje o índice divulgado é de 5,24%.

O relatório traz projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic e outros indicadores. A queda da expectativa de inflação feita pelas instituições financeiras do país é uma indicação positiva em direção à meta de 4,5% ao ano, número que já inclui a tolerância de 1,5%.

Os analistas também continuam com uma boa avaliação para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. Em um mês a estimativa variou de 2,14% para 2,21%.

Para o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (BA), é importante valorizar quando os agentes do mercado financeiro indicam, pela quarta semana consecutiva, menor inflação para 2025 e maior crescimento do PIB.

“Em economia não existe cavalo de pau. Não é sorte, é resultado de trabalho sério! Significa que o governo federal está fazendo a sua parte, estimulando a economia com uma série de medidas, seja para o setor produtivo seja diretamente para a população”, afirmou o senador.

Jaques Wagner apontou a retomada da indústria nacional e os benefícios que estão alcançando o cidadão.

“Com o governo do presidente Lula, o Brasil está voltando a investir na formação de uma indústria nacional forte, moderna e inovadora, com ampliação de crédito e abertura de novos mercados no mundo. Além disso, a economia popular está aquecida com o aumento do emprego e da renda, valorização real do salário mínimo, transferência de renda, alívio com dívidas renegociadas e crédito facilitado. Agora, o país tem rumo! Vamos seguir o caminho do crescimento, sempre com justiça social e responsabilidade fiscal”, garantiu o líder do governo.

O senador e presidente do PT, Humberto Costa (PE), também enfatizou o cenário positivo que as previsões do mercado financeiro já estão confirmando, apesar dos desafios conjunturais.

“Nossa economia está vitalizada e dando potentes sinais da sua força, a despeito da extorsiva taxa de juros de 15%, a segunda maior do planeta. Estamos controlando a inflação, elevando o PIB e gerando empregos mesmo em situação de difícil contexto internacional, como esse de guerra. Isso é fruto da competência e do trabalho que o presidente Lula vem desenvolvendo. Os demais poderes precisam contribuir com esse esforço nacional de excelentes resultados”, defendeu Humberto Costa.

Artigo Anterior

Receita libera hoje consulta ao segundo lote de restituição do IR

Próximo Artigo

ANS limita a 6,06% reajuste de planos individuais e familiares

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!