A história oculta de como “israel” adquiriu armas nucleares
Como a entidade sionista adquiriu armas nucleares é uma história pouco conhecida, feita de roubo, engano, jogos de espionagem sombrios, conluios perigosos e mais. Seus contornos completos permanecem indeterminados até hoje
Por Kit Klarenberg*, no site da Fepal
Em 13 de junho, a entidade sionista (veja PS do Viomundo) realizou um amplo, não provocado e criminoso ataque militar contra o Irã, supostamente para conter a busca da República Islâmica por armas nucleares.
Teerã tem repudiado consistentemente qualquer insinuação de que almeje tais armamentos, e uma Estimativa Nacional de Inteligência dos EUA de novembro de 2007 expressou “alta confiança de que no outono de 2003” o país “interrompeu” toda e qualquer pesquisa nesse campo. Essa avaliação permaneceu inalterada por vários anos, e teria sido compartilhada pelo Mossad.
Em contraste, Benjamin Netanyahu tem declarado quase anualmente que o Irã está a poucos anos de se tornar uma potência nuclear, e, por isso, defende ações militares.
As ansiedades do veterano líder israelense são ironicamente doentias, dado que o próprio programa nuclear de Tel Aviv é o “segredo” mais mal guardado das relações internacionais.
Ao longo das décadas, diversos funcionários da entidade e figuras proeminentes admitiram, de forma implícita ou até direta, essa monstruosa capacidade. Além disso, “Israel” é declaradamente adepto da chamada “Opção Sansão”.
Sob essa doutrina aterradora, se a entidade se sentir suficientemente ameaçada, ela se reserva o direito de realizar ataques nucleares preventivos não apenas contra adversários regionais, mas também contra seus patrocinadores ocidentais. Como se vangloriou o teórico militar israelense nascido na Holanda, Martin van Creveld, em setembro de 2003:
“Possuímos várias centenas de ogivas nucleares e foguetes e podemos lançá-los contra alvos em todas as direções, talvez até mesmo contra Roma. A maioria das capitais europeias são alvos… Temos a capacidade de levar o mundo conosco. E posso assegurar que isso acontecerá antes que Israel seja destruído.”
Apesar dessas declarações escancaradas, a entidade sionista mantém rigidamente uma política de “ambiguidade deliberada”, recusando-se a confirmar ou negar formalmente a posse de armas nucleares.
Quando um dos ministros de Netanyahu defendeu abertamente o uso de armas nucleares contra Gaza, em novembro de 2023, foi repreendido e suspenso. Essa punição é ínfima se comparada ao destino de Mordechai Vanunu, ex-técnico nuclear israelense que revelou à imprensa britânica detalhes do programa nuclear de Tel Aviv em 1986.
Atraído para Roma pelo Mossad, ele foi então sequestrado pela entidade sionista e condenado em um julgamento secreto. Vanunu passou 18 anos na prisão, a maior parte em confinamento solitário.
Desde sua libertação em 2004, tem sido submetido a uma ampla gama de restrições à sua liberdade de expressão e de movimento, sendo repetidamente preso por violar os rígidos termos de sua liberdade condicional. Ao longo desse tempo, diversas organizações, incluindo a Anistia Internacional, condenaram as flagrantes violações dos direitos humanos básicos de Vanunu por parte de Tel Aviv.
Na época da corajosa denúncia de Vanunu, governos e agências de inteligência ocidentais já sabiam — e estavam profundamente preocupados — com o desenvolvimento de armas nucleares por “Israel” há quase três décadas.
Como a entidade sionista adquiriu armas nucleares é uma história pouco conhecida, feita de roubo, engano, jogos de espionagem sombrios, conluios perigosos e mais. Seus contornos completos permanecem indeterminados até hoje. Contudo, dado o contexto atual, é vital contar o que já se sabe sobre essa história oculta e sórdida.
Sem questionamento
O programa nuclear de “Israel” foi, desde sua origem, “um segredo dentro de outro segredo”.
Em 1957, a França assinou um acordo secreto com a entidade sionista, que levou à criação da instalação nuclear de Dimona. Paris aparentemente não sabia que o complexo logo abrigaria uma instalação clandestina subterrânea de reprocessamento, capaz de produzir plutônio para armas. Os EUA aparentemente desconheciam a própria existência de Dimona, quanto mais sua utilidade para fins militares, até dezembro de 1960.
Naquele mês, uma avaliação confidencial da CIA delineou as “implicações da aquisição, por Israel, da capacidade de produzir armas nucleares”. O documento não deixava dúvidas de que um dos “principais propósitos” de Dimona era a “produção de plutônio para armas”, e detalhava várias implicações graves do esforço nuclear de Tel Aviv. A exposição, por exemplo, causaria inevitável “consternação” no Norte da África e no Oeste da Ásia, possivelmente levando estados árabes e muçulmanos “ameaçados” a buscar apoio militar da União Soviética.
Além disso, a CIA previu que os interesses ocidentais mais amplos na região poderiam ser atacados, e que a iniciativa israelense “poderia remover algumas das inibições ao desenvolvimento de armas nucleares” em outras partes do mundo. Em 19 de janeiro de 1961, um dia antes da posse, John F. Kennedy e seu governo eleito visitaram a Casa Branca para se reunir com o então presidente Dwight D. Eisenhower. O programa nuclear de “Israel” dominou as discussões entre os dois estadistas.
Em 31 de janeiro daquele ano, Kennedy se encontrou com o embaixador dos EUA em “Israel” que deixava o cargo, Ogden Reid, para um informe abrangente. Registros desclassificados referem-se ao “interesse especial” do Presidente em Dimona. Quando era congressista nos anos 1950, Kennedy já assumia posições firmes contra não apenas a proliferação, mas também os testes nucleares — acreditando que os últimos incentivavam os primeiros. Ele era completamente contrário à aquisição de armas nucleares por Tel Aviv, e assim que assumiu o cargo, passou a pressionar intensamente o então premiê israelense David Ben-Gurion para permitir inspeções dos EUA em Dimona.
Reid disse a Kennedy que acreditava nas “garantias” de Ben-Gurion de que Dimona era apenas um “reator de pesquisa” voltado para “indústria, agricultura, saúde e ciência” — e que essas garantias podiam ser aceitas “pelo valor de face”. O presidente discordou veementemente e comunicou ao primeiro-ministro israelense que as inspeções regulares de Dimona eram uma condição fundamental para normalizar as relações EUA-Israel. Tel Aviv cedeu em maio de 1961, e uma equipe de inspeção americana foi enviada ao local.
O relatório da equipe concluiu que Dimona era estritamente voltada para fins energéticos, sem aplicação militar. Essa conclusão falsa foi obtida por meio de mentiras descaradas dos técnicos franceses e israelenses aos inspetores americanos, além de extensos esforços para camuflar e esconder áreas do complexo destinadas ao desenvolvimento de armas. Só em março de 1967, um relatório do Departamento de Estado revelou esse ardil, e que Tel Aviv tinha, de fato, a capacidade de produzir armas nucleares no local.
“Atrozmente Incompetente”
Nesse meio-tempo, várias investigações americanas sobre Dimona chegaram à mesma conclusão enganosa da primeira. Mesmo assim, até sua morte em novembro de 1963, Kennedy seguia convencido de que a entidade sionista estava determinada a desenvolver armas nucleares — e talvez já o tivesse feito. Seis meses antes de seu assassinato, ele enviou um telegrama privado a Ben-Gurion, alertando sobre “os efeitos perturbadores sobre a estabilidade mundial que acompanhariam o desenvolvimento de capacidade nuclear por Israel.” Kennedy também enfatizou a “urgência” de inspeções regulares em Dimona.
Dado o antagonismo visceral do presidente às ambições nucleares de “Israel”, não surpreende que teorias sobre o envolvimento de Tel Aviv em seu assassinato existam há décadas. Em 2004, Mordechai Vanunu fez essa acusação diretamente, dizendo haver “indicações quase certas” de que Kennedy foi morto devido à “pressão que exerceu” sobre Ben-Gurion para “jogar luz sobre o reator nuclear de Dimona.” Nenhuma prova cabal surgiu desde então, embora documentos confidenciais liberados por ordem de Donald Trump indiquem essa possibilidade de forma inequívoca.
Em 1992, o jornalista investigativo Samuel Katz sugeriu que o veterano chefe de contrainteligência da CIA, James Jesus Angleton, dirigiu secretamente o apoio clandestino da Agência ao programa nuclear de ‘Israel’ por anos. Avançando até hoje, os registros recentemente desclassificados sobre JFK expõem amplamente como Angleton — um dos fundadores da CIA — abusou sistematicamente de sua posição para beneficiar a entidade sionista. Um memorando de junho de 1953 revela que sua principal fonte de inteligência era “Israel”.
Outros documentos desclassificados indicam que Angleton efetivamente operava uma agência dentro da agência, tendo Tel Aviv como principal beneficiária. Um relatório do FBI de junho de 1975 sobre as “capacidades de coleta de inteligência israelense” nos EUA detalha a “relação especial” de Angleton com a entidade, observando que ele rotineiramente entregava “informações extremamente sensíveis” pessoalmente à embaixada de ‘Israel’ em Washington. Ao mesmo tempo, o FBI já estava no décimo ano de investigação sobre o desaparecimento misterioso de 93 quilos de urânio altamente enriquecido da empresa Nuclear Materials and Equipment Corporation (NUMEC).
O centro da investigação era Zalman Shapiro, presidente da NUMEC, sionista convicto com contatos de alto escalão no governo e interesses comerciais significativos em “Israel” — inclusive um contrato para construir geradores nucleares. Oficialmente, o escândalo da NUMEC continua sem solução até hoje, apesar de investigações da Comissão de Energia Atômica, FBI, CIA e outras agências americanas. Uma revisão contundente feita em 1978 pelo Controlador Geral de Washington concluiu que as autoridades investigativas sabotaram deliberadamente suas apurações para beneficiar a entidade sionista:
“O incidente da NUMEC e sua investigação de 13 anos expõem a atual incapacidade dos EUA de lidar eficazmente com possíveis desvios de material nuclear… Os EUA precisam melhorar sua resposta e investigação de incidentes envolvendo o desaparecimento ou a falta de materiais nucleares de grau militar… Acreditamos que um esforço oportuno e coordenado dessas agências teria ajudado muito — e possivelmente resolvido — as questões relacionadas ao desvio de material da NUMEC, caso tivessem desejado.”
Havia uma motivação óbvia para CIA, FBI e outros não “desejarem” resolver o enigma do paradeiro do urânio enriquecido da NUMEC. Como explicou Jefferson Morley, especialista no assassinato de Kennedy, a redes de notícias convencionais, James Jesus Angleton colocou o suposto assassino do presidente, Lee Harvey Oswald, sob vigilância da CIA em novembro de 1959. Isso incluía o monitoramento intensivo de sua política, vida pessoal, viagens ao exterior e contatos — até o dia do assassinato do presidente. Morley explicou o significado dessa vigilância assim:
“Angleton tinha um arquivo de 180 páginas sobre Oswald em sua mesa uma semana antes de Kennedy ir a Dallas, em novembro de 1963… Então, essa história levanta a seguinte questão: a CIA foi incrivelmente, atrozmente incompetente no caso de Lee Harvey Oswald, ou Angleton estava de fato conduzindo uma operação envolvendo Oswald?”
PS do Viomundo: Toda vez que o jornalista Kit Klarenberg menciona entidade sionista está se referindo a Israel.
* Kit Klarenberg é jornalista investigativo. Artigo publicado no Al Mayadeen em 13/06/2025.