Zambelli completa 15 dias foragida na Itália; saiba os próximos passos

A deputada foragida Carla Zambelli. Foto: Divulgação

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada pelo STF a 10 anos de prisão por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), completa 15 dias como foragida na Itália.

A condenação já transitou em julgado, e o ministro Alexandre de Moraes solicitou à Interpol a inclusão de seu nome na lista vermelha, além de pedir formalmente ao Ministério da Justiça e ao governo italiano sua extradição para cumprir a pena imediatamente.

Zambelli solicitou uma licença de 127 dias por “interesse particular”, deixando a carteira parlamentar temporariamente para seu suplente, o deputado Coronel Tadeu (PL-SP), que assumiu a cadeira na última semana. Tadeu, ex-policial militar, já apresentou propostas legislativas, entre elas um projeto para alterar regras de audiência de custódia.

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, o presidente Paulo Azi (União-BA) indicou o deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) como relator do processo que pode culminar na cassação do mandato de Zambelli. Ela foi notificada por e-mail na terça-feira (17) e tem um prazo de cinco sessões do plenário para apresentar sua defesa por escrito.

O deputado Diego Garcia. Foto: Divulgação

Após a entrega da defesa, o relator terá também cinco sessões para emitir seu parecer na CCJ. Caso o relatório recomende a cassação, o relatório seguirá para votação no plenário, onde será necessária a aprovação da maioria absoluta, ao menos 257 votos, para concretizar a perda do cargo.

Paralelamente, o STF formalizou o pedido de extradição junto ao governo italiano em 11 de junho, processo que, segundo o embaixador brasileiro na Itália, pode levar muitos meses para ser concluído, já que envolve etapas judiciais e decisão política. A polícia italiana está autorizada a prender Zambelli em qualquer lugar onde ela seja encontrada.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), já bloqueou o pagamento das verbas do gabinete de Zambelli e definiu que a palavra final sobre a manutenção do mandato será dada pelo plenário, contrariando decisão anterior de formalizar a cassação automaticamente.

Artigo Anterior

Es una estafa la supuesta promoción de Toyota que sortea un Corolla en la página “Corolla Club”

Próximo Artigo

Vídeo que mostra míssil falhando em teste do Exército é falso e feito com IA

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!