Randolfe: governo prepara MP para evitar aumento na conta de energia

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou que o Executivo prepara uma medida provisória (MP) para evitar um possível aumento no valor da conta de energia. A informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira 18, depois de uma reunião entre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e representantes do governo.

Segundo Randolfe, o presidente do Senado tomou a iniciativa da reunião para ouvir as prioridades do governo dentro do Parlamento e fazer uma avaliação da sessão do Congresso que derrubou vetos de Lula (PT) e deu o primeiro passo para a abertura da CPMI do INSS.

Entre os vetos derrubados, está o que barrava a prorrogação por mais 20 anos dos subsídios a pequenas hidrelétricas e outros geradores alternativos de energia. Na prática, a decisão retoma o benefício tributário vetado por Lula e pode significar um aumento na conta de luz dos brasileiros. Houve grande repercussão nas redes sociais e na imprensa sobre a decisão do Congresso.

“O governo deve editar uma MP para impedir que esses vetos derrubados tragam impacto na conta de luz dos brasileiros. Há um consenso: nenhuma medida pode trazer impacto sobre a conta de energia e sobre a inflação”, declarou o senador ao final do encontro com Alcolumbre.

De acordo com Randolfe, Alcolumbre vai designar representantes do Senado e da Câmara para tratar dessa nova MP com o governo. Ele disse, ainda, que a tendência é que o representante do Senado seja o senador Eduardo Braga (MDB-AM). Ele acrescentou que o governo deve enviar a MP ao Congresso em até 15 dias, a depender das negociações com os parlamentares.

A edição da nova MP, ainda de acordo com o líder do governo, não deve interferir na tramitação da MP 1.300/2025, que promove reformas no setor elétrico. Na visão do governo, a MP pode modernizar o setor, promover mais eficiência e competitividade e trazer mais transparência. A proposta também trata da Tarifa Social de Energia Elétrica, o que pode isentar milhões de consumidores da conta de luz. A comissão que vai tratar dessa MP ainda aguarda instalação no Congresso.

“O que o governo quer, com a maior urgência, é que 60 milhões de brasileiros não paguem mais pela energia elétrica”, indicou Randolfe.

(Com informações de Agência Senado)

Artigo Anterior

Reino Unido exige que filhos de brasileiros voltem ao Brasil, mesmo com pais legalizados

Próximo Artigo

PT  a aponta artilharia para o presidente do BC

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!