Milei e Bolsonaro em evento conservador em Santa Catarina — Foto: reprodução

Na primeira visita ao Brasil desde sua eleição, o presidente da Argentina, Gustavo Milei, quebrou o protocolo dos chefes de Estado ao evitar um encontro com o presidente Lula e chamou Jair Bolsonaro, seu aliado político e investigado pela Polícia Federal por envolvimento no esquema de desvio de joias sauditas, de “perseguido judicial”.

Milei chegou a Balneário Camboriú, Santa Catarina, no sábado, sendo recebido pelo ex-chefe do Executivo e pelos governadores bolsoraristas Jorginho Mello e Tarcísio de Freitas.

Já no domingo, ele participou da 5ª edição da Conferência de Ação Política Conservadora, congresso conservador onde em seu discurso, evitou mencionar Lula diretamente, mas criticou os governos de esquerda na América Latina.

Milei subiu ao palco por volta das 17h, sendo aclamado com aplausos e gritos de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”. Ele agradeceu a recepção calorosa de Bolsonaro e afirmou sentir-se “em casa e sempre bem entre amigos”.

“Olhem o que aconteceu na Venezuela e na Bolívia em 2019, quando Evo Morales se obstinou com um terceiro mandato inconstitucional. Olhem a perseguição judicial que sofre o nosso amigo Jair Bolsonaro aqui no Brasil e o que está acontecendo na Bolívia agora mesmo; estão dispostos a montar um falso golpe de Estado”, disse.

Milei faz forte discurso na CPAC e alerta sobre riscos que o Brasil sofre nas mãos daqueles que dizem fazer o que fazem em nome da “democracia”. Inscreva-se no meu canal no Youtube: https://t.co/r0ffMdHFQS pic.twitter.com/iEKxgKyBBf

Vale destacar que a relação entre Milei e Lula tem sido tensa desde a campanha do argentino, que fez constantes ataques ao líder brasileiro. Na semana passada, ele chamou o petista de “corrupto” e cancelou sua participação na Cúpula do Mercosul, no Paraguai, para poder comparecer à CPAC.

O Itamaraty, entretanto, recomendou que presidente brasileiro não respondesse às provocações, mas manteve atenção aos movimentos do argentino, caso houvesse uma nova escalada de tensão.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 08/07/2024