Deputados lamentam morte de Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos

A morte neste sábado (14), no Rio de Janeiro, aos 88 anos, de Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos e um dos criadores do grupo Fundo de Quintal, comoveu o meio artístico e político do país.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, lamentou profundamente a morte de um dos grandes mestres do samba. “Foi símbolo de resistência cultural, alegria e brasilidade, tocando o coração de muita gente”, disse a ministra.

A cantora, compositora e deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP) destacou o legado do sambista.

“Foi com imensa tristeza que recebi a notícia de que Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente, fez sua passagem. (…) Bira deixa um legado gigantesco para a música popular brasileira. O Samba está de luto. Meus sentimentos à família e amigos próximos. Vá em paz, Mestre Bira. Muito obrigada por sua existência”, postou Leci na rede social.

Leia mais: Instrumentos do samba são patrimônio cultural brasileiro

“Hoje o samba está de luto. Morreu Bira Presidente, um dos nomes mais revolucionários do gênero que é sinônimo da Cultura Brasileira. Foi fundador do bloco Cacique de Ramos e do grupo Fundo de Quintal, movimentos de renovação e atualização da cultura sambista e carnavalesca que até hoje se refletem nas rodas populares e no carnaval de rua do Rio. A elegância de seu pandeiro e seu carisma inconfundível seguirão sempre conosco. Meus sentimentos à família e aos incontáveis fãs de Bira”, postou a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

“Que tristeza! Perdemos mais um gênio. Bira Presidente foi fundador e presidente do Cacique de Ramos, matriz de inúmeros sambistas, e do Fundo de Quintal, que revolucionou e impulsionou o pagode dos anos 1980. O Brasil fica mais triste sem seu pandeiro”, escreveu no X o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

“Parafraseando Sombrinha: ‘Sua partida me tira um grande amigo, nos tira um grande músico e encerra o mais elegante, genuíno e responsável mandato presidencial que esse Brasil já viu. Bira será nosso eterno Presidente”, postou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD).

Artigo Anterior

PSDB virou um partido zumbi

Próximo Artigo

China condena Israel por ataques ao Irã

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!