A deputada federal Carla Zambelli – Foto: Reprodução

Carla Zambelli (PL-SP) está sendo procurada pela polícia italiana na região metropolitana de Roma, após ter sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A deputada bolsonarista foi incluída na lista de difusão vermelha da Interpol, e a Itália acatou a ordem, passando a considerá-la oficialmente procurada. Com informações da colunista Malu Gaspar, do Globo.

Inicialmente, as autoridades acreditavam que a parlamentar estivesse na região do Vêneto, no nordeste da Itália, onde tem familiares. A informação foi compartilhada com o governo brasileiro por serviços de inteligência italianos.

Com o avanço das investigações, porém, surgiram indícios mais fortes de que Zambelli estaria em Roma. Segundo fonte do governo brasileiro, “temos informações de que em poucos dias ela estará presa”.

Na última terça-feira (11), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) enviou ao Ministério da Justiça o pedido formal de extradição de Zambelli. No documento, o magistrado afirma que a deputada comandou a invasão dos sistemas do Judiciário “de maneira livre, consciente e voluntária”, organizando tecnicamente a ação. A pena inclui 10 anos de prisão e 200 dias-multa.

O ministro Alexandre de Moraes – Foto: Reprodução/TV Justiça

A Defensoria Pública da União (DPU), designada para cuidar do caso após a renúncia do advogado Daniel Bialski, não tem conseguido contato com a deputada. A instituição entende que a fuga dela para a Itália prejudicou qualquer tentativa de facilitar o cumprimento da pena, como um possível pedido de prisão domiciliar.

Agora, a defesa está nas mãos do advogado Fábio Pagnozzi, que tenta impedir a extradição da parlamentar.

Na quinta-feira (12), Pagnozzi explicou que o processo não depende apenas do pedido do Brasil, mas também da aceitação por parte das autoridades italianas. Caso o pedido não seja aceito de imediato, será analisado por instâncias superiores no país europeu.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 14/06/2025