Ataques israelenses tornam guerra inevitável, afirma líder iraniano

Pessoas se reúnem perto de veículos danificados após ataques israelenses, em Teerã, Irã, em 13 de junho de 2025. – Foto: Reuters

Os recentes ataques de Israel levaram o público iraniano a se unir em apoio à sua nação, tornando a guerra praticamente inevitável, de acordo com o acadêmico iraniano Foad Izadi.

Em entrevista à Al Jazeera, Izadi, professor da Universidade de Teerã, afirmou que há um forte sentimento público no Irã de que o país deve “atacar e retaliar com força”.

O professor enfatizou que, embora o Irã não tenha desejado o conflito, os ataques israelenses o deixaram sem opções a não ser responder de forma contundente para garantir que o mesmo tipo de ataque não se repetisse.

Izadi também comentou que os ataques são vistos como um esforço conjunto entre os Estados Unidos e Israel, o que implica que instalações americanas na região poderiam ser consideradas alvos legítimos.

Acadêmico iraniano Foad Izadi – Foto: Reprodução

Ele acrescentou que, apesar de o Irã não querer um confronto militar com os Estados Unidos, o país teria razões legítimas para atacar bases americanas se decidisse fazê-lo, considerando a natureza das recentes ações militares. O acadêmico concluiu, lamentando a situação, que é muito provável que a região se prepare para uma nova guerra.

Enquanto isso, as forças militares israelenses continuam a lançar ondas de ataques contra instalações militares e nucleares iranianas, além de grandes cidades.

O Líder Supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei, advertiu Israel de que deve “esperar punições severas” após o “crime” de atacar o Irã e matar vários comandantes militares de alto escalão e seis cientistas nucleares.

A escalada do conflito reforça o temor de uma guerra mais ampla e prolongada na região.

Artigo Anterior

Brasil estuda medidas para romper relações militares com Israel

Próximo Artigo

Brasil estuda medidas para romper relações militares com Israel

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!