Brewed Protein. Se você ainda não conhecia o termo, prepare-se. É um tecido inovador desenvolvido pela japonesa Spiber, fruto da ação de microrganismos alimentados com açúcares vegetais. O resultado é um tecido similar às tradicionais caxemiras e totalmente reciclável. O produto tem ganhado espaço na Europa e promete eliminar os 7 milhões de toneladas de resíduos de roupas gerados anualmente no continente.

A Spiber pesquisou durante 15 anos o processo de produção dos fios. Em 2021, implantou a primeira fábrica de polímeros proteicos. O passo seguinte foi selecionar parceiros estratégicos para a fabricação e comercialização de fios e produtos têxteis. O impacto sobre a indústria foi compreendido pelas marcas, especialmente as que investem em ­marketing. The North Face e a empresa de fiação italiana Zegna Baruffa Lane Borgosesia, que atua no segmento de luxo, fizeram investimentos para diferenciar seus produtos a partir do uso das fibras ambientalmente corretas.

O processo é aparentemente simples. Micróbios alimentam-se de resíduos agrícolas, entre eles cana-de-açúcar, em um processo de fermentação. Os polímeros gerados podem substituir a caxemira, o couro, a lã, a seda e os sintéticos à base de plástico. Segundo a Spiber, a Brewed Protein chega a gerar até 75% menos emissões do que a caxemira em sua produção, utiliza 94% menos água e ocupa 86% menos terra.

Oxxo

O faturamento da rede Oxxo no Brasil cresceu 42,1% no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado. As vendas nas mesmas lojas, cálculo que mede o desempenho das unidades instaladas, cresceram 11,2%. Os dados constam da divulgação de resultados da FEMSA, que informou ainda um aumento de unidades. Foram abertas 104 novas lojas nos últimos 12 meses. A Oxxo soma agora 615 pontos no País.

A estratégia de ocupar unidades de pequeno porte, com foco na conveniência onde existe fluxo, é o trunfo dessa rede que não disputa o mesmo espaço dos supermercados. Outra ação da empresa, que dá certa dor de cabeça a urbanistas, é o impacto das lojas com sua identidade visual agressiva. Para onde você olha, a sensação é de que existe uma Oxxo em cada esquina.

Futebol S.A.

Estudo divulgado pela The World’s Most Valuable Soccer Teams 2025 aponta que os 30 times de futebol mais valiosos do mundo equivalem, em conjunto, a 72 bilhões de dólares. O Real Madrid é o mais valioso (6,75 bilhões de dólares). Do total, 22 clubes são europeus e oito ficam nas Américas. O país com os times mais valiosos na lista é a Inglaterra, com 12. A seguir vem a Itália, com 4, Espanha, com 3, Alemanha, com 2, e a França, com 1.

O Real Madrid tem outro recorde. Foi o primeiro clube do mundo a romper a barreira do bilhão de dólares em receita. O time chegou a 1,13 bilhão de dólares na temporada de 2023/2024. Em seu encalço está o Manchester City, que bateu em 901 milhões de dólares no mesmo período. Cifras desse porte só foram atingidas pelo Dallas Cowboys, dos EUA, que joga a NFL.

Depois do Real Madrid, os times que despontam como os mais valiosos são o Manchester United e o Barcelona, respectivamente, com as cifras de 6,6 bilhões de dólares e 5,65 bilhões. Mas os clubes de futebol ainda precisam caminhar muito para atingir o patamar da NFL. Segundo dados da Forbes, o Dallas Cowboy, com praticamente a mesma receita do Real Madrid, está avaliado em 10,1 bilhões de dólares.

Preço de dieta

A regra era clara. Para perder peso, pacientes em tratamento de diabetes tipo 2 e aqueles que lutam contra a balança tinham de abrir a carteira. Agora a Novo Nordisk, antecipando-se ao movimento das quebras de patentes, adotou uma estratégia para ampliar o acesso a seus produtos e decidiu cortar os preços. Nos ­e-commerce, a redução vai a 20% e nas lojas físicas, a 10%. A promoção também se estende à linha de comprimidos da empresa, com a marca Rybelsus.

A medida busca ainda combater a pirataria. Na prática, reduzir o preço significa apostar no crescimento das vendas e no aumento dos lucros pelo volume. Ao mesmo tempo, torna a falsificação menos atraente. A pirataria entrou no foco. Anúncios oferecem semaglutida manipulada, o que não é possível. A Novo Nordisk detém a patente do produto e ele não pode, ainda, ser comercializado por terceiros. •

Publicado na edição n° 1365 de CartaCapital, em 11 de junho de 2025.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título ‘Proteína para vestir’

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 05/06/2025