STF marca julgamento de recurso de Zambelli contra condenação

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal vai julgar nesta sexta-feira 6, em plenário virtual, um recurso da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) contra a decisão que condenou a parlamentar a 10 anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Zambelli alega não ter tido acesso às provas e pede a absolvição. O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, pediu a Cristiano Zanin, presidente do colegiado, que o julgamento ocorresse na sexta.

Conforme a denúncia da PGR, o hacker Walter Delgatti violou indevidamente mecanismos de segurança e invadiu dispositivos informáticos do CNJ sob o comando de Zambelli. Durante a ação criminosa houve a inserção de documentos falsos, como um mandado de prisão contra Moraes.

Em maio, a deputada e hacker Walter Delgatti condenados por unanimidade pelos crimes de falsidade ideológica e invasão a sistemas da Justiça. Em seu voto, Moraes afirmou ser “completamente absurda a atuação vil de uma deputada federal, que exerce mandato em representação do povo brasileiro, e de um indivíduo com conhecimentos técnicos específicos, que causaram relevantes e duradouros danos.

Por conta da condenação e da possibilidade de ser presa, a parlamentar deixou o Brasil. Após Zambelli anunciar sua decisão de fugir do País, Moraes determinou a prisão preventiva da parlamentar e a inclusão de seu nome na difusão vermelha da Interpol.

Artigo Anterior

Moraes abre novo inquérito sobre Zambelli por suspeita de obstrução de Justiça

Próximo Artigo

Moraes abre inquérito contra Zambelli por obstrução de Justiça após fuga

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!