Ministro das Cidades, Jader Filho, esteve na cidade nesta sexta (16) para entregar as unidades do projeto, cujas obras estiveram paradas até 2023. Infraestrutura inclui escola e UBS
Mais de 900 famílias de Linhares, no norte do Espírito Santo, começaram uma nova etapa de vida nesta sexta-feira (16/5), com a entrega do Residencial Mata do Cacau. O ministro das Cidades, Jader Filho, esteve no município e inaugurou oficialmente o empreendimento do Minha Casa, Minha Vida.
Foram investidos R$ 98 milhões na construção das 917 moradias. A maioria vai receber o imóvel de graça. São 708 famílias que já ganham o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou o Bolsa Família – ou seja, são pessoas que recebem o imóvel 100% subsidiado pelo governo federal.
Josiane Rosa, mãe de quatro filhos, aguardava ansiosamente para entrar na casa nova. “Eu aguardo há anos para ter minha casa. Achei que não seria mais possível. Estou muito feliz”, disse.
As obras demoraram mais de dez anos para serem concluídas e só foram retomadas em 2023, com a recriação do Ministério das Cidades. “As obras não vão mais parar. Não vão mais durar tanto tempo para serem finalizadas. O Minha Casa, Minha Vida não é de um governo, é do povo brasileiro”, afirmou o ministro Jader Filho.
Segundo a imprensa local, as obras foram paralisadas em 2020. Entre o início das obras, em 2010, e a entrega nesta sexta-feira, ocorreram uma cheia do Rio Doce, próximo dali, em 2012, o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em 2016, e os governos Michel Temer e Jair Bolsonaro. A entrega foi precedida pela construção de barragens que vão impedir novas inundações como a ocorrida em 2012.
Tudo pertinho
O novo bairro tem infraestrutura completa. Possui rede de água e esgoto, iluminação pública, energia elétrica, pavimentação e drenagem. Além disso, dentro do residencial já está em funcionamento a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jocival Marchiori e, nas proximidades, tem uma unidade de saúde e o Centro de Educação Infantil Municipal Rio Doce.
O ministro Jader Filho autorizou, no evento, a contratação de outras 490 moradias para o Espírito Santo. Serão investidos R$ 63 milhões do Fundo de Habitação Social em 11 municípios.
Publicado originalmente pela Agência Gov em 16/05/2025
Por Ministério das Cidades