Dupla de assaltantes aborda motociclista durante assalto. Reprodução

Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada neste sábado (12), revelou que oito em cada dez brasileiros sentem algum grau de medo de serem assaltados ao verem motocicletas se aproximando nas ruas. A maioria dos entrevistados (55%) relatou sentir medo intenso nesse tipo de situação, enquanto 26% disseram ter um pouco de receio. Com informações da Folha de S.Paulo.

A sensação de insegurança se estende a outras situações do dia a dia. Em todos os nove cenários investigados — como utilizar o transporte público ou usar o celular na rua —, o número de pessoas que relatam sentir medo é maior do que o daqueles que dizem não ter esse sentimento.

O levantamento foi realizado entre os dias 1 e 3 de abril, com 3.054 brasileiros com mais de 16 anos, em 172 municípios espalhados por todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O medo se mostra mais presente entre as mulheres, em comparação com os homens, em todos os contextos analisados. A idade também influencia: quanto mais velhos os entrevistados, maior a incidência de temor, especialmente em situações de vulnerabilidade cotidiana.

Essas diferenças persistem mesmo quando as percepções sobre a evolução da criminalidade nos últimos 12 meses são semelhantes entre as faixas etárias.

A pesquisa também evidencia uma relação entre renda e sensação de insegurança: pessoas de menor poder aquisitivo relatam mais medo do que aquelas de rendas mais altas. Entre os que ganham até dois salários mínimos, 29% afirmam sentir muito medo mesmo quando estão em locais considerados seguros, como restaurantes. Já entre os que recebem mais de dez salários mínimos, apenas 6% relataram o mesmo nível de preocupação, enquanto mais da metade disse não sentir qualquer medo nessa situação.

O receio diante da aproximação de motocicletas é ainda maior entre determinados grupos: 66% das mulheres relataram sentir muito medo, contra 44% dos homens. Entre pessoas com mais de 60 anos, o índice chega a 63%, enquanto na faixa dos 16 aos 24 anos cai para 49%.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/04/2025