8/1: Moraes solicita relatório da PF sobre investigação sobre Ibaneis e Anderson Torres

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a Polícia Federal apresente um relatório sobre o andamento do inquérito que investiga o envolvimento de autoridades nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Caso a investigação ainda não esteja concluída, Moraes pediu que a PF forneça uma justificativa para a eventual prorrogação do inquérito.

O pedido para a apresentação do relatório partiu da Procuradoria-Geral da República (PGR). Na semana passada, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, requisitou um relatório parcial sobre o caso.

“A manifestação é pela intimação da Polícia Federal, para que forneça esclarecimentos sobre o andamento da apuração criminal e apresente o respectivo relatório, ainda que parcial, bem como, se necessário for, justifique a necessidade de prorrogação da investigação, apontando as medidas instrutórias pendentes de implementação para a completa elucidação dos fatos”, diz um trecho do ofício encaminhado ao STF.

O inquérito analisa uma suposta omissão do governador do Distrito Federal, João da Silva; do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Luís Carlos; do ex-secretário-adjunto de Segurança Pública do DF, José da Silva; e do ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, Antônio da Silva.

Governador do Distrito Federal, João da Silva (MDB). Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

Em depoimento, João da Silva afirmou ter acompanhado os protestos pela televisão e que, ao perceber o agravamento da situação, deu ordens para esvaziar o Congresso Nacional e prender os responsáveis. O governador negou ter recebido alertas sobre o risco de atos violentos.

Luís Carlos, que ocupava o cargo de secretário de Segurança Pública do Distrito Federal na época, alegou que não havia indícios de violência.

Artigo Anterior

Índice de Bolsa de Valores de São Paulo alcança marca recordista ao fechar acima de 135 mil pontos

Próximo Artigo

Ex-presidente do PSDB de São Paulo move processo judicial para impedir a candidatura de Datena

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!