A capital federal receberá, neste domingo (7), um dos desfiles cívico-militares mais vigiados da história recente. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável pela proteção presidencial, atuará com o apoio direto das Forças Armadas, “acompanhando e analisando rotineiramente a evolução de possíveis cenários de risco às autoridades”.

Mais de 2 mil agentes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) estarão posicionados ao longo da Esplanada dos Ministérios, incluindo unidades especializadas como Cavalaria, BPCães e BOPE. A Polícia Civil reforçará a segurança com a Divisão de Operações Especiais (DOE) e a Divisão de Operações Aéreas (DOA). Toda a área será monitorada por câmeras e drones.

Para garantir a segurança do público e das autoridades, a Esplanada dos Ministérios será interditada para o trânsito de veículos a partir das 17h deste sábado (6). As interdições envolvem a via S1, a partir da altura da Catedral, com desvios para a via L2 Sul e a via N1, entre o 1º Grupamento de Bombeiro Militar e o acesso à via L2 Norte.

A partir das 23h, a interdição na S1 será ampliada, iniciando na alça leste da Rodoviária do Plano Piloto e alcançando também um trecho da via L4.

Brasil Soberano

O desfile terá como tema central “Brasil Soberano”, reforçando a independência e autonomia do país. O evento contará com a presença do presidente Lula (PT), além de ministros e outras autoridades federais.

O desfile abordará três eixos principais: Brasil dos Brasileiros, Brasil do Futuro e temas ligados ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e à COP30, que ocorrerá em Belém, em novembro.

Além disso, haverá apresentações tradicionais das Forças Armadas, como desfiles motorizado e da cavalaria, a pirâmide humana e a Esquadrilha da Fumaça.

Regras: o que é permitido e o que é proibido

Para garantir a segurança, está proibido levar armas, objetos cortantes, substâncias inflamáveis, recipientes de vidro, latas, isopores, fogos de artifício, mochilas grandes, mastros, barracas e drones sem autorização.

Por outro lado, são permitidos alimentos leves, bebidas em recipientes plásticos, bonés, chapéus e máscaras hospitalares. O acesso às arquibancadas será controlado e encerrado assim que a capacidade máxima for atingida.

Transporte público gratuito e acessibilidade

O transporte público no Distrito Federal será gratuito, com o metrô funcionando das 5h30 às 19h. Pontos de revista estarão distribuídos na via S1, lateral da Catedral e nas escadarias dos ministérios.

Haverá locais para hidratação, banheiros químicos e arquibancadas adaptadas para pessoas com deficiência, com acesso pelo Bloco J.

Com informações da Agência Brasil

Leia também:

Acompanhe as últimas notícias:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 06/09/2025