7 de Setembro em Brasília: segurança máxima sob o tema “Brasil Soberano”

A capital federal receberá, neste domingo (7), um dos desfiles cívico-militares mais vigiados da história recente. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável pela proteção presidencial, atuará com o apoio direto das Forças Armadas, “acompanhando e analisando rotineiramente a evolução de possíveis cenários de risco às autoridades”.

Mais de 2 mil agentes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) estarão posicionados ao longo da Esplanada dos Ministérios, incluindo unidades especializadas como Cavalaria, BPCães e BOPE. A Polícia Civil reforçará a segurança com a Divisão de Operações Especiais (DOE) e a Divisão de Operações Aéreas (DOA). Toda a área será monitorada por câmeras e drones.

Para garantir a segurança do público e das autoridades, a Esplanada dos Ministérios será interditada para o trânsito de veículos a partir das 17h deste sábado (6). As interdições envolvem a via S1, a partir da altura da Catedral, com desvios para a via L2 Sul e a via N1, entre o 1º Grupamento de Bombeiro Militar e o acesso à via L2 Norte.

A partir das 23h, a interdição na S1 será ampliada, iniciando na alça leste da Rodoviária do Plano Piloto e alcançando também um trecho da via L4.

Brasil Soberano

O desfile terá como tema central “Brasil Soberano”, reforçando a independência e autonomia do país. O evento contará com a presença do presidente Lula (PT), além de ministros e outras autoridades federais.

O desfile abordará três eixos principais: Brasil dos Brasileiros, Brasil do Futuro e temas ligados ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e à COP30, que ocorrerá em Belém, em novembro.

Além disso, haverá apresentações tradicionais das Forças Armadas, como desfiles motorizado e da cavalaria, a pirâmide humana e a Esquadrilha da Fumaça.

Regras: o que é permitido e o que é proibido

Para garantir a segurança, está proibido levar armas, objetos cortantes, substâncias inflamáveis, recipientes de vidro, latas, isopores, fogos de artifício, mochilas grandes, mastros, barracas e drones sem autorização.

Por outro lado, são permitidos alimentos leves, bebidas em recipientes plásticos, bonés, chapéus e máscaras hospitalares. O acesso às arquibancadas será controlado e encerrado assim que a capacidade máxima for atingida.

Transporte público gratuito e acessibilidade

O transporte público no Distrito Federal será gratuito, com o metrô funcionando das 5h30 às 19h. Pontos de revista estarão distribuídos na via S1, lateral da Catedral e nas escadarias dos ministérios.

Haverá locais para hidratação, banheiros químicos e arquibancadas adaptadas para pessoas com deficiência, com acesso pelo Bloco J.

Com informações da Agência Brasil

Leia também:

Acompanhe as últimas notícias:

Artigo Anterior

Festa do Avante abre com celebração dos 80 anos da derrota do nazifascismo

Próximo Artigo

Concessionária demite vendedor que se gabou de explorar mãe solo

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!