Estudo mostra como a Orla de Santos pode ficar no futuro. Foto: Divulgação/Climate Central

Sete cidades brasileiras estão sob risco de inundação devido ao aumento do nível do mar, consequência da emergência climática. Segundo relatório da Climate Central, cerca de 2 milhões de pessoas devem ser afetadas pelo fenômeno nesses locais.

Os municípios que estão ameaçados de inundação são Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), São Luís (MA) e Santos (SP). Eles fazem parte de uma lista de 100 cidades mapeadas em todo o mundo pela organização.

A lista completa inclui cidades no Brasil e em outros 38 países diferentes. A população total afetada pela inundação pode chegar a 800 milhões em todo o mundo. O relatório do Climate Central utiliza dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês).

A organização aponta que o nível do mar subiu 9 centímetros nos últimos 30 anos e pode chegar a 80 centímetros até o fim do século. Essa elevação não é uniforme em todo o mundo: a USP (Universidade de São Paulo) apontou que no estado de São Paulo houve um aumento de 20 centímetros em 73 anos e que a previsão é que chegue a 36 centímetros em 2050.

Dubai, nos Emirados Árabes, também aparece na lista de 100 cidades que correm risco de inundação no mundo. Foto: Divulgação/Climate Central

Com o alerta, diversas cidades brasileiras têm tomado medidas para lidar com o fenômeno. O Rio de Janeiro fez uma parceria com a agência americana Nasa para monitorar o nível do mar, Recife tem desocupado áreas de risco e Fortaleza deve construir um lago subterrâneo.

A capital gaúcha, que tem um histórico de alagamentos e recentemente sofreu com a catástrofe que atingiu todo o estado, tem desenvolvido novos projetos urbanos e outras medidas de infraestrutura para adaptação climática.

Imagem ilustrativa

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 01/07/2024