Listamos cinco fake news que circularam após o tarifaço e a Lei Magnitsky contra Moraes. Boatos falam em homenagens, embaixada, green card e até corte de GPS.
O cenário político internacional ficou mais turbulento após o embate de Trump contra o Brasil e o anúncio de sanções. Medidas reais como o tarifaço de 50% contra o Brasil e as sanções impostas via Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes alimentaram especulações. E como era de se esperar, as fake news começaram a brotar por todos os lados.
Publicações com informações exageradas, distorcidas ou simplesmente inventadas ganharam força principalmente entre grupos alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Entre homenagens na Times Square, promessas de embaixadas, green cards e bloqueios aéreos, listamos aqui cinco das notícias falsas mais impactantes que circularam nos últimos meses.
1) Trump vai aumentar tarifa do Brasil para 100%, cortar GPS e chamou tornozeleira de “declaração de guerra”
Esse é um combo clássico de desinformação: exageros misturados com fatos reais. Embora Trump tenha, de fato, elevado tarifas para 50%, o resto da mensagem que circulou é completamente falso. Não há qualquer menção a corte de GPS ou “declaração de guerra” no comunicado oficial dos EUA.
2) Trump fechou o espaço aéreo dos EUA para voos vindos do Brasil por causa de Bolsonaro
Esse tipo de informação foi disseminado de forma sensacionalista para causar pânico e indignação. A notícia é falsa: não houve fechamento do espaço aéreo e o governo americano não associou voos do Brasil a sanções contra Bolsonaro. A medida apenas serviria para prejudicar o próprio país de Trump.
3) Trump vai nomear Bolsonaro embaixador dos EUA no Brasil após colocação de tornozeleira
A ideia de que Trump nomearia Bolsonaro como embaixador dos EUA no Brasil é um completo absurdo diplomático e jurídico. Um presidente norte-americano não pode nomear cidadãos estrangeiros para representar os EUA, tampouco alguém condenado em seu próprio país.
4) Trump deu green card a Eduardo Bolsonaro e sua família
Outro boato recorrente envolve a ideia de que a família Bolsonaro teria recebido green card direto de Trump, segundo a Fox News. Nada disso foi reportado por veículos confiáveis. Concessões de green card seguem critérios legais e a emissora nunca falou nada do tipo.
5) Trump mandou exibir bandeira do Brasil na Times Square em homenagem a Bolsonaro
Por fim, uma fake news simbólica: a suposta homenagem com bandeira do Brasil na Times Square. O vídeo que circulou é criado por IA e não tem relação com nenhum ato político de Trump ou Bolsonaro