O intenso debate entre Joe Biden e Donald Trump, realizado na noite desta quinta-feira 27, pouco impactou na preferência dos eleitores dos Estados Unidos, que se preparam para escolher o próximo presidente. A conclusão consta em uma sondagem realizada pela CNN, emissora que promoveu a discussão entre os dois principais postulantes ao cargo, em parceria com o SSRR.
Segundo a pesquisa, 81% dos eleitores registrados que assistiram ao debate dizem que ele não teve qualquer efeito na sua escolha para presidente. Outros 14% dos eleitores do país indicam que, durante a transmissão, chegaram a repensar o voto, mas, ao final, não mudaram de ideia. Por fim, 5% apontam que o debate fez com que mudassem de ideia sobre o voto.
Na prática, nenhum dos dois candidatos teria sido beneficiado com a mudança de decisão dos eleitores, aponta a sondagem. Isso porque, esses 5% são formados por parcelas praticamente idênticas de apoiadores de Biden e Trump.
A pesquisa monitorou, ainda, a avaliação dos eleitores sobre o desempenho do democrata e do republicano no debate. Trump, neste caso, teve vantagem: 48% dos observadores do debate dizem que Trump abordou melhor as preocupações sobre a sua capacidade de gerir a Presidência dos EUA. Só 23% fazem essa afirmação sobre a participação de Biden no evento. Há, ainda, 22% que não gostou do desempenho de nenhum dos dois candidatos. Por fim, 7% consideram que ambos fizeram um trabalho igualmente bom.
A CNN, ao divulgar os resultados da pesquisa, alerta que os números refletem a opinião apenas dos que sintonizaram na transmissão e não deve ser tomado com a totalidade do eleitorado norte-americano. Esses mais de 500 observadores foram selecionados previamente em um questionário nacional.
Em outro alerta, a emissora aponta que os observadores selecionados tinham 5% a mais de probabilidade de serem alinhados aos republicanos do que aos democratas. O dado, diz a CNN, cria um público um pouco mais inclinado ao Partido Republicano do que todos os eleitores registrados nacionalmente.
“Entre os observadores do debate, 48% dizem que considerariam apenas votar em Trump, 40% que considerariam votar apenas em Biden, 2% que estão considerando ambos os candidatos e 11% que não estão considerando votar em qualquer”, detalha a versão brasileira da emissora ao repercutir a pesquisa.