O Dia Nacional da Saúde foi instituído em 1972 como homenagem ao aniversário do médico e sanitarista João Silva, personagem fundamental na construção da saúde pública brasileira, e com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da educação sanitária e da saúde.
Por entender a relevância da data para a construção de uma sociedade mais humana e saudável, o Sindicato ao longo dos seus 49 anos sempre esteve presente nas lutas em defesa da saúde pública e do SUS (Sistema Único de Saúde).
Tal como lutar pelo acesso universal à água e ao saneamento – com o Estado como agente promotor –, lutar em defesa da saúde pública é dever de todos. Exemplo concreto desta importância foi o papel jogado pelos profissionais da Saúde e pelos médicos do SUS durante a pandemia, maior crise sanitária deste século e que, por negligência do então governo Jair Bolsonaro, deixou um rastro de mortes e perdas para o país.
Para o Sindicato, o SUS, como principal patrimônio sanitário e social do povo brasileiro, deve ser fortalecido como nunca! Seus recursos orçamentários devem ser renovados à luz da soberania e segurança nacional! Não podemos aceitar que haja teto para esse serviço fundamental. Afinal de contas, defender a saúde é defender a vida.
O Sindicato ainda ressalta que o 5 de agosto não é apenas um dia de luta, torna-se fundamental na batalha da defesa dos serviços públicos, do SUS e dos profissionais que fazem desse sistema a referência que é.
Neste dia 5 parabenizamos os profissionais do saneamento e da saúde que atuam dia a dia pela defesa da vida.