A cooperação surge como ideal comum de organização nos espaços de Reforma Agrária. Foto: Leandro Taques

Por Setor de Comunicação e Cultura MST-PR 

Produzir alimentos saudáveis é tarefa da década para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Após quarenta anos da fundação do MST, as famílias que vivem em assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária no Paraná estão unidas em mais de cem organizações de trabalho cooperado. 

No Dia Internacional das Cooperativas, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, e celebrado no primeiro sábado de julho, neste ano no dia 06, apresentamos 30 dessas iniciativas de cooperação. Na Reforma Agrária, a cooperação significa uma ferramenta a mais na luta por uma sociedade mais justa. 

“Trabalhamos diariamente para construir uma nova forma de viver e conviver com a terra, baseada em princípios de justiça social e respeito ao meio ambiente”, afirma Marli Brambilla, dirigente estadual do setor de produção do MST e integrante da Cooperativa de Comercialização da Reforma Agrária Avante, a Coana, em Querência do Norte.

São cooperativas e associações que têm como foco, em sua maioria, a produção, industrialização e comercialização de comida de verdade. As linhas de produção abrangem leite, ração animal, milho, arroz, feijão, cereais diversos, ovos caipiras, hortifrúti, mel, derivados de cana-de-açúcar, erva-mate, polpa e suco de frutas, panificados e cozinhas comunitárias.

Assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária no Paraná estão unidas em mais de cem organizações de trabalho cooperado. Foto: Wellington Lenon

Luta coletiva e cooperada

Na década de 1980, quando trabalhadoras e trabalhadores Sem Terra conquistaram os primeiros assentamentos, as famílias viram-se diante do desafio de manter-se no território, produzindo alimentos saudáveis. Nesse contexto, a cooperação surge como ideal comum de organização nos espaços de Reforma Agrária. 

Hoje, o sistema produtivo de assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária  no Paraná inclui 25 cooperativas, 62 agroindústrias e dezenas de associações. As agroindústrias faturam anualmente cerca de 150 milhões de reais, gerando empregos diretos e indiretos, e mais de 100 produtos industrializados. São 7 mil famílias cooperadas diretamente e outras 30 mil famílias beneficiadas.

Essa estrutura produtiva está organizada em rede desde 1991, com a fundação da Cooperativa Central de Reforma Agrária (CCA) do Paraná, cujo trabalho é planejar e coordenar o trabalho cooperado do estado.

Agroindústria de laticínios, no assentamento Dorcelina Folador, em Arapongas. Foto: Arquivo MST
A rede de cooperativas da Reforma Agrária agrega 7 mil famílias cooperadas diretamente e outras 30 mil famílias beneficiadas. Foto: Juliana Barbosa

Alimentação Escolar

Um dos principais destinos da produção é a alimentação escolar, via Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). As famílias agricultoras da Reforma Agrária, associadas e cooperadas, representam cerca de 25% da execução do programa no estado. Em 2022, 3,9 mil toneladas de alimentos das áreas de Reforma Agrária chegaram a centenas de escolas. 

Em 2022, 3,9 mil toneladas de alimentos das áreas de Reforma Agrária chegaram a centenas de escolas. Foto: Juliana Barbosa

Comercialização Direta

A comercialização direta ocorre através de cinco lojas da Rede Armazém do Campo, em Cascavel (online e física), Londrina (online), Maringá (online), Ortigueira (física) e Curitiba (feira e ponto na Central de Distribuição). A Central de Distribuição da Reforma Agrária e Economia Solidária Produtos da Terra, em Curitiba, garante a distribuição na capital e região.

A comercialização direta ocorre através de cinco lojas da Rede Armazém do Campo e da Central de Distribuição da Reforma Agrária e Economia Solidária Produtos da Terra, em Curitiba. Foto- Leonardo Henrique
A comercialização direta ocorre através de cinco lojas da Rede Armazém do Campo e da Central de Distribuição da Reforma Agrária e Economia Solidária Produtos da Terra, em Curitiba. Foto- Arquivo Rede Armazém do Campo

Presença Nacional

Atualmente, o MST está presente em 24 estados e nas cinco regiões do país, com cerca de 450 mil famílias que conquistaram a terra através da luta e organização. No Paraná, são 329 assentamentos e 83 acampamentos, totalizando aproximadamente 28 mil famílias, sendo 21 mil assentadas e 7 mil acampadas.

Foto: Giorgia Prates

Conheça 30 cooperativas e associações da Reforma Agrária no Paraná

1. CCA

A Cooperativa Central de Reforma Agrária foi fundada em 1991 em decorrência da crescente implantação de Projetos de Assentamentos por todo o Paraná, principalmente entre as décadas de oitenta e noventa. A organização atua no planejamento, na coordenação e no desenvolvimento dos territórios de Reforma Agrária. 

2. CREHNOR

Cooperativa de Crédito Rural de Pequenos Agricultores e da Reforma Agrária do Centro Oeste do Paraná. Atualmente, tem em seu quadro social 4.673 sócios, e como área de atuação 16 municípios da região Centro Oeste do estado. Possui sede no município de Laranjeiras do Sul e postos de atendimento em Quedas do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu. 

3. COANA

Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária Avante Ltda, localizada no município de Querência do Norte. Ao todo, abrange famílias de oito municípios. Suas principais atividades produtivas estão focadas em arroz, leite e mandioca.

4. COPAVI

Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória, localizada no município de Paranacity, no Assentamento Santa Maria. Suas principais atividades de produção e transformação estão relacionadas à cana de açúcar e ao leite. 

5. COPACANP

Cooperativa de Produção Agroecológica, Agroindustrialização e Comercialização do Noroeste do Paraná, localizada no município de Amaporã, no Assentamento Roseli Nunes. Sua principal atividade é a comercialização de hortifrúti.

6. COPACON

Cooperativa de Produção Agropecuária Conquista Ltda, localizada no Assentamento Eli Vive, município de Londrina. A organização também abrange o município de Tamarana. Suas principais atividades de produção e transformação estão focadas no milho, feijão e em hortifrúti.

7. COANOP

Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária do Norte Pioneiro, localizada no município de São Jerônimo da Serra. Ao todo, abrange sete municípios. Sua principal atividade produtiva é o armazenamento e comercialização de café.

8. COPRAN

Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa, localizada no município de Arapongas, no Assentamento Dorcelina Folador. Envolve ao todo famílias de cinco municípios da região. Suas atividades produtivas estão relacionadas à industrialização e comercialização de leite e seus derivados, hortifruti e panificados.

9. COPRAUF

Cooperativa de Produção e Comercialização e Agroindustrialização Agroecológica União Familiar, no Assentamento Imbauzinho, no município de Ortigueira. Abrange três municípios ao todo e sua principal atividade é a comercialização de hortifrúti.

10. COPRARI

Cooperativa de Produção, Industrialização e Comercialização Agrícola e Pecuária do Ribeirão Vermelho, localizada no município de Centenário do Sul. Sua principal atividade é a produção e comercialização de soja.

11. COOPERCAM
Cooperativa de Comercialização e Industrialização Camponesa, localizada no município de São Miguel do Iguaçu. Abrange ao todo oito municípios do Oeste, e sua principal atividade é a comercialização de hortifrúti.

12. COPCRAF

Cooperativa de Produção e Comercialização da Reforma Agrária e Agricultura Familiar, localizada no município de Cascavel. Também abrange Santa Tereza do Oeste. Sua principal atividade é a comercialização de hortifrúti.

13. COOPERAGRA

Cooperativa Agrária dos Assentamentos do Vale do Piquiri, localizada no assentamento Nossa Senhora Aparecida, município de Mariluz. Abrange ao todo cinco municípios. Sua principal atividade é a comercialização de leite e hortifrúti.

14. COOPAIA

Cooperativa Agroecológica Ireno Alves, localizada no município de Rio Bonito do Iguaçu. Abrange também Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu. Sua principal atividade é  a comercialização de hortifrúti.

15. COOCAMP

Cooperativa Camponesa de Agroindustrialização e Comercialização Ltda, localizada no município de Renascença. Ao todo, abrange oito municípios da região Sudoeste. Sua principal atividade é a comercialização de hortifrúti.

16. ASSOCIAÇÃO 8 DE JUNHO

Associação Comunitária Social Esportiva e Cultural 8 de junho, localizada no município de Laranjeiras do Sul. Também abrange o município de Rio Bonito do Iguaçu. Sua principal atividade produtiva é a agroindústria da panificação e hortifrutis. 

17. COPERJUNHO

Cooperativa Agroindustrial 8 de Junho, localizada no Assentamento 8 de Junho, em Laranjeiras do Sul. Suas principais atividades são comercialização de leite e hortifrúti.

18. ASSOCIAÇÃO TERRA LIVRE

Associação de Pequenos Agricultores do Assentamento Recanto da Natureza Terra Livre, localizada no município de Laranjeiras do Sul. Também abrange o município de Rio Bonito do Iguaçu. Sua principal atividade produtiva é a agroindústria de leite orgânico, de panificação e hortifrutis. 

19. APOQI

Associação de Produtores Orgânicos de Quedas do Iguaçu. Sua principal atividade produtiva são as frutas nativas e crioulas, com ênfase no açaí juçara. 

20. CEAGRO

Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia, localizada no município de Laranjeiras do Sul. Ao todo, abrange dez municípios da região Centro do Estado. Sua principal atividade produtiva é o trabalho com as frutas nativas e crioulas, a partir de Sistemas Agroflorestais (SAFs). 

21. COOPERAS

Cooperativa Camponesa de Produção Agroecológica e Economia Solidária, localizada no município de Ponta Grossa. Ao todo, abrange quatro municípios. Sua principal atividade é a comercialização de hortifrúti.

22. COOPERCONTESTADO

Cooperativa de Comercialização de Produtos da Reforma Agrária do Contestado, localizada no município de Bituruna. Abrange ainda os municípios de Coronel Domingos Soares, Paula Freitas e General Carneiro. Sua principal atividade produtiva é o beneficiamento e comercialização de hortifruti, mel e sucos.

23. TERRA LIVRE

Cooperativa de Agroindústria e Comércio Terra Livre, localizada no Assentamento Contestado, município da Lapa. Ao todo, abrange sete municípios. Sua principal atividade produtiva é a transformação e comercialização de hortifrúti.

24. COOTRAMIC

Cooperativa de Trabalhadores Rurais e Reforma Agrária de Castro, localizada no município de Castro. Sua principal atividade produtiva é a coleta e comercialização de leite. 

25. COOFRAM  

Cooperativa dos Trabalhadores Rurais Maria Rosa do Contestado, localizada no município de Castro, com abrangência também em Piraí do Sul e Tijucas do Sul. Suas linhas de produção estão focadas em hortifrúti e grãos orgânicos.  

26. COOPERTERRA

Cooperativa Agropecuária Familiar Construindo Caminho para um Desenvolvimento Regional Sustentável, localizada no município de Ortigueira. Abrange também Imbaú e Tibagi. Sua principal atividade é a comercialização de hortifrúti, sementes e derivados de milho.

27. FILHOS DA TERRA

Associação de Pequenos Produtores Rurais para a Sustentabilidade da Mata Atlântica, na Comunidade Agroflorestal José Lutzenberger, município de Antonina. Abrange também o município de Morretes. O foco da produção de alimentos se dá por meio do sistema agroflorestal.

28. COPERMATE

Cooperativa de Reforma Agrária e Erva-Mate, localizada no município de Santa Maria do Oeste. Também abrange Boa Ventura, São Roque e Pitanga. Sua principal atividade produtiva é o beneficiamento e comercialização de erva-mate.

29. COAPRA

Cooperativa de Produção e Comercialização da Reforma Agrária, localizada no município de Pitanga. Ao todo, reúne famílias de seis municípios. Sua principal atividade produtiva é a coleta e comercialização de leite.

30. COCAVI

Cooperativa de Comercialização Camponesa do Vale do Ivaí, está localizada no assentamento 8 de Abril, município de Jardim Alegre. Ao todo, abrange 11 municípios. Sua principal atividade é a comercialização de leite e hortifrúti.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 06/07/2024