Esporte Bretão

Percival Maricato

CAMPEONATOS COMEÇANDO -2025: UM ANO COM MUITO FUTEBOL

Já temos futebol em 2025: a Copa São Paulo de Futebol Júnior, conhecida como Copinha,  traz dezenas de times de jovens aspirantes ao estrelato, que disputam ferrenhamente  esse tradicional torneio. No meio do mês já começam os campeonatos regionais e em fevereiro , dia 15, temos o início da Libertadores. Em 15 de junho temos a largada da Copa do Mundo de Clubes, que segue até 13 de julho. O Brasileirão vai de 29 de  março até 29  de novembro.  Os campeonatos europeus também já estão disponíveis. Os grandes do Brasil vão estrear com times reforçados, há dezenas de novidades. Teremos um ano para ninguém reclamar de falta de grandes jogos.

A Copinha

A Copa de Futebol Junior, também conhecida como Copinha, tem sua nova edição com 128 times de todo o  país, é jogada por grupos em diversas cidades do Estado de São Paulo e sua final se dá em 25 de janeiro, quando é disputada a final. São mais de mil atletas querendo mostrar seu futebol, em versões anteriores revelou grandes craques, os jovens merecem a atenção dos torcedores. O Palmeiras já apresentou credenciais de sua garotada: deu de 9 x 0 no Náutico. Goleadas nunca faltam no início do torneio.

Em admiradores, os times e campeonatos europeus goleiam os brasileiros

A Global Fan  Raport, afirma que dos fãs de futebol que admiram times de outros países que não do seu, o Real Madrid ganha longe,  tem 37%, mais que o Flamengo (19%) e  o  Corinthians  (14%) juntos no Brasil. Vem a seguir o Barcelona, com 16%  e o  Manchester City com 5,7%. Essa preferência se dá por tradição, resultados atuais, melhores jogadores, só depois vem influência de amigos. Mas sem dúvida a conquista dessa preferência  no estrangeiro também se dá pela exposição que estes clubes têm na TV, no streaming, nas redes sociais em que investem. Aliás, outros esportes, o futebol americano por exemplo, estão trabalhando para obter torcedores no país. Lembremos que em Cuba e na Venezuela eles acabaram impondo o costume de jogar o baseball, tão forte era a colonização.

Os times europeus contam com a estupidez e avidez dos brasileiros

Além de trabalharem para ganhar torcedores os europeus contam a estupidez dos brasileiros. Os times brasileiros  aumentam de forma  extorsiva  o preço  dos ingressos, os canais que televisionam os jogos cobram caríssimo pelas assinaturas. Os times brasileiros tudo fazem para perder torcedores. Só a classe média pode pagar um ingresso e não sofrer falta de dinheiro para pagar bens essenciais à família no fim do mês.  Como consequência, apesar de todos os títulos já obtidos pela seleção, apesar dos grandes craques revelados, apenas 2,23% dos pesquisados tem preferência pelo campeonato brasileiro, contra 32% que preferem ver o inglês. Muito provavelmente o futebol brasileiro já é batido até pelos times árabes na preferência mundial. E agora que se tornam propriedade de capitalistas, muitos perdem a aura popular e romântica, distanciam-se dos torcedores  e viram mercadoria. Esporte do povo?  Por mais alguns anos, talvez.

Clubes brasileiros devem mais de r$ 3.6 bi em ações de recuperação

Mais uma prova de má gestão de times brasileiros: reportagem do Jornal Valor Econômico informa que 21 times brasileiros devem R$ 3.6 bilhões e estão tentando adiar o pagamento desses valores através de recuperação judicial, recuperação extra-judicial (Lei das SAFs) e concentração de execuções, formas diferentes com que se busca o mesmo objetivo. O efeito indireto e imediato é que o crédito fica cada vez mais caro para os clubes em geral, pois os credores constatam aumento de riscos. É mais uma vez o futebol-mercadoria, e as dívidas resultado da irresponsabilidade e incompetência de dirigentes que acabam não respondendo pelos prejuízos e levam os clubes a venderem o time de futebol no mercado, algo como oferecer geladeira ou chinelo em lojas.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 06/01/2025