2 de Julho: CTB Bahia convoca para ato em celebração à verdadeira Independência do Brasil

Concentração será às 7h30 na Estátua de Maria Quitéria, em Salvador

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB Bahia) convida toda a sua militância e a população baiana para o tradicional ato do 2 de Julho, data que marca a verdadeira consolidação da Independência do Brasil, com concentração a partir das 7h30, na Estátua de Maria Quitéria, no centro de Salvador.

Com o lema “Reencontro com a nossa história”, a mobilização relembra a resistência heroica do povo baiano, que seguiu lutando contra o domínio português mesmo após a Proclamação da Independência em 7 de setembro de 1822. Foi apenas em 2 de julho de 1823 que as últimas tropas lusitanas deixaram Salvador, selando a libertação da Bahia e, com ela, a independência de fato do país.

A luta pela independência da Bahia durou mais de um ano e contou com batalhas marcantes, como a de Pirajá, envolvendo o povo, milícias populares, mulheres guerreiras como Maria Quitéria e importantes cidades do Recôncavo. A cidade de Cachoeira, em reconhecimento ao seu papel na resistência, é considerada a “Cidade Heróica” e, por lei, celebra o 25 de junho como capital simbólica do estado, relembrando o início dos combates.

A celebração do 2 de Julho é marcada por desfiles cívicos, manifestações culturais, participação de movimentos sociais e uma forte reafirmação da identidade e da soberania do povo baiano e brasileiro. Para a CTB, participar deste momento é reafirmar o compromisso com a memória, com a luta por justiça social e com a soberania nacional.

“É uma data que não apenas lembra o passado, mas inspira a luta presente do povo trabalhador por direitos, dignidade e independência de verdade”, destaca a direção da CTB Bahia.

Artigo Anterior

Impostos são justiça social, mas precisam ser mais bem investidos

Próximo Artigo

Homem morre após participar de trilha dos Legendários no Mato Grosso

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!