Concentração será às 7h30 na Estátua de Maria Quitéria, em Salvador

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB Bahia) convida toda a sua militância e a população baiana para o tradicional ato do 2 de Julho, data que marca a verdadeira consolidação da Independência do Brasil, com concentração a partir das 7h30, na Estátua de Maria Quitéria, no centro de Salvador.

Com o lema “Reencontro com a nossa história”, a mobilização relembra a resistência heroica do povo baiano, que seguiu lutando contra o domínio português mesmo após a Proclamação da Independência em 7 de setembro de 1822. Foi apenas em 2 de julho de 1823 que as últimas tropas lusitanas deixaram Salvador, selando a libertação da Bahia e, com ela, a independência de fato do país.

A luta pela independência da Bahia durou mais de um ano e contou com batalhas marcantes, como a de Pirajá, envolvendo o povo, milícias populares, mulheres guerreiras como Maria Quitéria e importantes cidades do Recôncavo. A cidade de Cachoeira, em reconhecimento ao seu papel na resistência, é considerada a “Cidade Heróica” e, por lei, celebra o 25 de junho como capital simbólica do estado, relembrando o início dos combates.

A celebração do 2 de Julho é marcada por desfiles cívicos, manifestações culturais, participação de movimentos sociais e uma forte reafirmação da identidade e da soberania do povo baiano e brasileiro. Para a CTB, participar deste momento é reafirmar o compromisso com a memória, com a luta por justiça social e com a soberania nacional.

“É uma data que não apenas lembra o passado, mas inspira a luta presente do povo trabalhador por direitos, dignidade e independência de verdade”, destaca a direção da CTB Bahia.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 30/06/2025