19 brasileiros ficam presos no Chile e aguardam resgate após nevasca

Equipes de resgate do Chile tiram neve do caminho durante trabalhos de busca a grupo que ficou preso por nevasca. Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um grupo de 19 turistas brasileiros está preso em uma estrada no Chile devido a uma nevasca que atingiu a região do Atacama, perto da fronteira com a Bolívia, nesta quinta (26). Segundo a imprensa local, eles estão na estrada desde quarta (25), quando o fenômeno os impediu de continuar a viagem.

Autoridades chilenas montaram uma operação noturna com o objetivo de resgatar o grupo, mas ainda não conseguiram completar a missão por conta das condições climáticas. Jornais locais não confirmaram as identidades dos turistas, mas confirmaram que eles estão em boas condições de saúde.

O comandante da polícia da região afirmou que conseguiu conversar com os turistas. “Conseguimos contato com eles por telefone, e passaram bem a noite”, relatou nesta quinta.

O grupo de brasileiros estava viajando em um ônibus na hora em que a nevasca ocorreu. Eles circulavam pela Ruta CH-27, uma estrada que corta a região, quando um caminhão perdeu o controle e bloqueou os dois sentidos da pista, criando um grande obstáculo.

Turistas brasileiros tiveram que se abrigar em ônibus após nevasca no Chile. Foto: Reprodução

O impacto do bloqueio foi intensificado pelo volume da neve, que cobriu rapidamente a estrada e impediu a circulação dos veículos. Eles se abrigaram dentro do ônibus em que estavam viajando e têm aguardado o resgate.

Os brasileiros viajariam até a passagem internacional de Jama, que fica a 4,2 mil metros de altura. O episódio foi registrado no Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred), da região de Arica e Parinacota.

O governo de San Pedro de Atacama afirmou que as equipes de emergência estão a cerca de 35 quilômetros do local do acidente e têm tentado avançar, mesmo com o acúmulo de neve. “É só uma questão de tempo até que possamos acessar o local e resgatar todos os envolvidos”, disse o prefeito da cidade, Justo Zuleta Santander.

Artigo Anterior

Após derrotas, governo busca recursos para salvar aumento do IOF

Próximo Artigo

Senado aprova projeto de Luizianne que reforça qualidade da merenda escolar

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!