Em 18 de janeiro de 1915, o imperialismo japonês ampliou seu ataque contra a China. Em meio a Primeira Guerra Mundial o Japão impôs uma serie de medidas que ficaram conhecidas como as 21 Demandas do Japão. A guerra na Europa permitiu que o Japão expandisse a sua presença na Ásia, principalmente na China.
Durante a Primeira Guerra Mundial, o Japão se uniu ao imperialismo inglês e francês e rapidamente ocupou territórios controlados pela Alemanha na China, especialmente na província de Shandong. Percebendo que poderia avançar mais criou as exigências que foram agrupadas em cinco grupos:
- Grupo 1: Reconhecimento da transferência para o Japão dos direitos alemães na província de Shandong (ferrovias, minas e concessões).
- Grupo 2: Controle japonês sobre o sul da Manchúria e o leste da Mongólia Interior, incluindo direitos de residência, compra de terras e desenvolvimento econômico.
- Grupo 3: Participação japonesa nas operações das principais minas de carvão e ferro da China, especialmente no vale do Rio Yangtzé.
- Grupo 4: Proibição de concessões de áreas costeiras ou ilhas chinesas a qualquer outra potência estrangeira.
- Grupo 5: Concessões políticas e econômicas que colocariam a China sob quase total controle japonês, incluindo a nomeação de conselheiros japoneses no governo e controle sobre a polícia chinesa.
A política de dominação econômica avançou com alguma facilidade. No entanto, o Grupo 5, foi considerado demais pelo imperialismo inglês e pelos norte-americanos. O imperialismo japonês teria que entrar em guerra novamente duas décadas depois para tomar de fato a China.
Em 9 de maio de 1915, a China foi pressionada a aceitar as demandas dos Grupos 1 a 4. O acordo foi visto como uma humilhação nacional na China e ampliou a luta nacionalista na China, que passada por um periodo de revoluções.
O avanço do Japão sobre a China preocupou o imperialismo britânico, foi uma demonstração de força do nascente imperialismo japonês que posteriormente teria a sua principal guerra contra o imperialismo dos EUA pelo controle do pacífico. Na Conferência de Paz de Paris em 1919, o Japão garantiu a posse de Shandong.