10% mais ricos concentram 70% da riqueza no Brasil, aponta estudo

Imagem ilustrativa. Foto: Shutterstock

Os 10% mais ricos do Brasil concentram 70% de toda a riqueza nacional, segundo dados da terceira edição do “Relatório Mundial sobre a Desigualdade 2026”, divulgados nesta terça-feira (9). Esse grupo reúne aproximadamente 21,2 milhões de pessoas. Na outra ponta, a metade mais pobre da população, cerca de 106 milhões de brasileiros, detém apenas 2,4% do patrimônio acumulado no país. Com informações do GLOBO.

Em termos de renda, os 10% mais ricos concentram 59% de tudo o que é recebido no Brasil. Já os 50% mais pobres ficam com 9,3% da renda total. A diferença entre esses dois grupos aumentou ao longo da última década, segundo o levantamento.

Gráfico/O Globo

Distribuição da renda e da riqueza no Brasil em 2024. O estudo foi elaborado por pesquisadores da rede World Inequality Lab, coordenada pelo economista francês Thomas Piketty. De acordo com os dados, a diferença de renda entre os 10% mais ricos e os 50% mais pobres passou de 53,7% em 2014 para 63,5% em 2024.

Os números também mostram a concentração no topo da pirâmide social. O 1% mais rico do país, cerca de 2,1 milhões de pessoas, concentra sozinho 37% de todo o patrimônio nacional. Em relação à renda, esse grupo detém quase 27% de tudo o que é gerado no país.

Evolução da participação dos 10% mais ricos na renda total. Gráfico: Editoria de Arte/O Globo

O relatório detalha que esse patrimônio inclui imóveis, empresas, aplicações financeiras e outros ativos. Segundo os pesquisadores, a renda proveniente do trabalho não acompanha a mesma proporção de crescimento dos ativos acumulados ao longo do tempo.

Outro indicador analisado no estudo foi a participação das mulheres no mercado de trabalho. Em dez anos, a taxa passou de 37,3% em 2014 para 37,4% em 2024.

Artigo Anterior

Ipsos-Ipec mostra estabilidade na aprovação de Lula, mas cresce percepção negativa

Próximo Artigo

Paulo Nogueira Batista Jr. lança “Estilhaços”, nesta quarta (10), em Porto Alegre

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!